sexta-feira, 22 de julho de 2022

VARIOS Julho 2022

 

28 de maio 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
O 25 DE NOVEMBRO/75... NÃO NOS LARGA. CRUZES CANHOTO.
Pois será importante ler o Livro recentemente publicado por AVELÃS NUNES -- "O NOVEMBRO QUE ABRIL NÂO MERECIA"-- Claro que de Carlos Esperança (com quem tenho a maior empatia), pelo que lhe conheço, não esperaria outro comentário (pelas suas ligações aos ditos moderados/NOVE) mas ,comentário este à desgarrada da sua verve inteligente , bastante falacioso, injusto e só recaindo maioritariamente em operacionais ,não evidenciando o movimento colectivo dos últimos nove meses do "Caetanismo" feito por muitos de nós (bastante mais influentes no processo ) e por cegueira e traição presos ou mandados prender nessa data outonal.
Nunca falámos sobre isto Carlos mas há neste teu comentário falhas graves e um conteúdo fraccionista estranhíssimo...Pega numa borracha. Evidenciar certos militares porque pertenciam ao grupo dos nove ? Evidenciar Jaime Neves e R.Eanes ? Esquecer o grupo dos Coronéis(que estão na estratégia de abater primeiro alguns de nós (fiéis à revolução necessária)e depois os próprios militares (noves) como Vasco Lourenço, Melo Antunes, Crespo, Pezarat, Neves... Para esses coronéis (Pimentel, Trindade, Loureiro dos Santos,Tomé Pinto,etc) e para Carlucci/ Mario Soares/Spínola, o que quiseram era correr connosco., Os com outro pensamento ou outra cultura politica e até, por isso, capazes de manterem unidade mesmo pugnando por outra coerência e outra velocidade revolucionária. Sim felizmente Eanes e Melo Antunes viram o perigo. O 25 de Abril e militares uteis ao país e às Forças armadas foram vitimas de grande injustiça e indignidade... E foram para sempre e ainda hoje caluniados de forma indecente. Carlos não abras as portas a um evento miserável. Convinha ler "A Resistência " de Gomes Mota e do "Interior da Revolução" por V.Lourenço/págs. 500 a 511. Claro que respeito a tua opinião mas eu ,como tu tens a tua, não podia deixar de ter a minha. A verídica/independente a sério. Aventureirismo na cabeça de quem ?...Na tua e dos que se encolheram com medo dos sacristãos e do inferno? Devias saber que mais de 80% dos militares corridos nessa trágica data não eram nem radicais, nem Otelistas, nem aventureiros. E se eram comunistas eram tão úteis à revolução como vocês quase todos --socialistas ou católicos progressistas-- cheios de medo por amor aos ditos daquela "senhora de Ourém"... MDC. Manuel Duran Clemente
========================
Respondi :"O 25 de novembro merece uma releitura" por Carlos Esperança em 2018:
«A Direita, abominando os protagonistas, confiscou a data. A Esquerda divide-se entre o silêncio e a crispação, chegando a declarar fascista a contenção do aventureirismo, com objetivos nebulosos e sem um projeto que o país tolerasse. Há uma reflexão a fazer.
Admitamos que a sorte das armas tivesse sido inversa. Era legítimo impor um modelo de sociedade repudiado? Era sequer viável? Seria uma vitória de quem, e até quando?
Sei qual era o ambiente no norte do País, no distrito da Guarda, onde fiz campanha pela CDE, ao lado de Jaime Gralheiro e António José Dias de Almeida, para a Assembleia Constituinte. Quebrei, em 25 de abril de 1975, a ligação a quaisquer forças partidárias, após 14 anos de modesta, mas persistente e ininterrupta militância política unitária.
Trago no meu devocionário os vencidos e os vencedores do 25 de novembro de 1975, e Carlos Fabião e Otelo, dois militares neutralizados no confronto entre os que fizeram o 25 de Abril e escreveram a mais bela página da História da liberdade. Mário Tomé e Loureiro dos Santos, cada um representando a sua barricada, em 25 de novembro, renunciaram ao confronto e deram início à normalização democrática que ostracizou os que se bateram pela liberdade.
Recordo com afeto Vasco Gonçalves, Costa Martins, Ramiro Correia, Eurico Corvacho, Mário Tomé, Dinis de Almeida, Duran Clemente, Gertrudes da Silva, Rosa Coutinho, Matos Gomes, Pinto Soares e tantos, tantos outros, que devia lembrar.
Esquecer Salgueiro Maia, José Fontão e os seus 4 capitães, Sanches Osório, Aprígio Ramalho, Monteiro Valente, Delgado Fonseca, os capitães que foram de Aveiro para se juntarem aos quatro da Figueira da Foz e se integrarem sob o comando de Gertrudes da Silva com os capitães de Viseu, esquecer esses e os outros, que libertaram Portugal da longa ditadura, é ingratidão intolerável, por maiores que fossem as divergências entre si, de Varela Gomes a Sanches Osório, e as de cada um de nós em relação a qualquer deles.
É bom recordar quem saiu vitorioso no 25 de novembro e a hierarquia de comando: gen. Costa Gomes -> gen. Vasco Lourenço -> ten. cor. Ramalho Eanes -> maj. Jaime Neves, sob tutela política do grupo dos nove conselheiros da revolução: Melo Antunes, Vasco Lourenço, Pezarat Correia, Franco Charais, Canto e Castro, Costa Neves, Sousa Castro, Vítor Alves e Vítor Crespo. Só não conheci pessoalmente Canto e Castro e Costa Neves, representantes da Força Aérea, onde Costa Martins fora fundamental no 25 de Abril. E com que coragem e determinação! Aos outros sete, quem os considera de direita ou questiona a fidelidade ao 25 de Abril? Quem esquece a cúpula inicial do MFA, Vasco Lourenço, afastado compulsivamente para os Açores, Vítor Alves e Otelo?
Vasco Lourenço e Vítor Alves estiveram entre os vencedores do 25 de novembro, como Garcia dos Santos, na chefia das comunicações, numa data e na outra, e não admitiram que o dia emblemático do 25 de Abril fosse ofuscada por outro.
Obrigado, capitães de Abril, Melo Antunes, Vasco Lourenço, Pezarat Correia, Franco Charais, Sousa e Castro, Vítor Alves e Vítor Crespo. Ainda bem que o poder foi vosso no 25 de novembro e não de Galvão de Melo ou Jaime Silvério Marques, e que o PR era Costa Gomes e não Spínola.» Carlos Esperança (dixit).
========================
Carlos Esperança: .Obrigado pela gratidão, Tu és sério. Mas não sangro nada hoje .Já sangrei. O tempo deu razão aos mais politizados capitães de Abril. Vejam a que conduziu a desunião e a união com o neo-liberalismo europeu. Abraço. MDC. 28.05.2022. Manuel Duran Clemente
Nenhuma descrição de foto disponível.
João Luís Santos Silva, Angelo Marcelino Gaspar e 35 outras pessoas
5 partilhas
Gosto
Comentar
Partilhar
25 de outubro de 2020 
Conteúdo partilhado com: Apenas eu
Apenas eu
Nenhuma descrição de foto disponível.
Estamos em ABRIL !!!
Por muito que custe a muita gente, não te esquecemos. Foste parte do futuro que nos roubaram !!!
.......
....…
Ver mais
Jose Manuel Leal Pires, Madalena Brito e 237 outras pessoas
Gosto
Comentar
Partilhar
29 de novembro de 2021 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
Passo eu a caminho do amanhã…
Foto de 1953 ,vinte anos antes de 1973, ainda que este escrito (pequeno excerto)introduzido como anexo no requerimento, seja de 1961 .
...................................................................…
Ver mais
Pode ser uma imagem de 1 pessoa e em pé
Madalena Brito, Victor Rosa e 39 outras pessoas
3 partilhas
Gosto
Comentar
Partilhar
Putin já tem um bode expiatório. Alguma vez defendemos este ditador? Nunca. MDC.
Ler Almeida Frnandes;
..............
«Um autocrata tem sempre razão. Quando se engana, designa um bode expiatório. Em Moscovo, o ajuste de contas já começou. “Putin está profundamente descontente com o FSB (antigo KGB)”, resumem Irina Baragen e Andrei Soldatov, especialistas russos nos serviços secretos.
No dia 11, agentes do FSO, serviço que garante a informação e a segurança do Presidente, en…
Ver mais
Fernando Pinto
Gosto
Comentar
Partilhar
17 de novembro de 2021 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
IPE -PUPILOS DO EXÉRCITO
Luis Alves Fraga escreveu e bem : (1961/2021) «Faz hoje 60 anos que participei, como aluno, no desfile do quinquagésimo aniversário do nosso Instituto. Jamais me passou pela cabeça que, agora, poderia estar aqui a festejar o centésimo décimo aniversário da fundação da nossa Casa.
Tudo o que, todos e cada um de nós, é ou foi a nós mesmos o devemos, porque a responsabilidade das nossas acções só a nós nos pertence, mas, verdade seja dita, se somos o…
Ver mais
Pode ser uma imagem de 11 pessoas e pessoas em pé
Carlos Filhó, Abilio Pimenta e 27 outras pessoas
Gosto
Comentar
Partilhar
28 de maio 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
BRANQUEAR conceitos e BRANQUEAR o 25 de Novembro.
Um esclarecimento a um amigo que prezo e sobre outro que ainda prezo mais.
Ai os militares não eram politizados? Por serem politizados é que fizeram (fizemos) o 25 de Abril. Sabem? Ou não querem saber?…
Ver mais
Nenhuma descrição de foto disponível.
Manuela Vasconcelos, José Brás e 54 outras pessoas
8 partilhas
Gosto
Comentar
Partilhar
15 h 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
MIA COUTO um dos maiores na nossa língua... Bela ilustração. Gratos. MDC.
Pode ser arte de ao ar livre
Uns nasceram para cantar, outros para dançar, outros nasceram simplesmente para serem outros.
Mia Couto
----------------
Mary Mar
Tu, Madalena Carvalho, Abel Alves Dias e 11 outras pessoas
2 partilhas
Adoro
Adoro
Comentar
Partilhar
25 de novembro de 2021 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
Nem todos os Novembros são Outonais.
Há mais...outros Novembros.Uns são Primavera.
Casei num Novembro,primeiro casamento.Tenho uma filha nascida em Novembro. José Saramago nasceu num Novembro. Estive neste Novembro com netos e filho.Mais coisas boas ou más podem acontecer nos Novembros.
E o verão de S.Martinho é em Novembro.…
Ver mais
Pode ser uma imagem de 1 pessoa e ao ar livre
19 de novembro de 2021 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
Caros Amigos.
Inadvertidamente uma foto, parecida com esta, do almoço em Dornes (F. do Zêzere) com o meu filho que mora perto,foi ontem-18.11.2021- partilhada p…
Ver mais
Madalena Brito, Angelo Marcelino Gaspar e 18 outras pessoas
Gosto
Comentar
Partilhar

Sem comentários:

Enviar um comentário