quarta-feira, 27 de julho de 2022

CAPITÃES HONRADOS OTELO e DINIZ de ALMEIDA mais completo

 CAPITÃES HONRADOS OTELO e DINIZ de ALMEIDA mais completo

Homenagem à sua partida.
Nós iremos ter com eles seguindo a Estrela Polar...
Mas falemos de verdades. Verdades esquecidas.
Diniz esteve sempre com a revolução. Otelo não, nem sempre! Foi infeliz. Como outros dignos de Abril ...capitães de Abril que se encolheram no Outono de 1975,
MDC.
========
O PR Gen.Costa Gomes - em nova tentativa de serenar os ânimos- convoca todos os comandantes das referidas unidades para uma reunião no Regimento da Policia Militar. (...)
Eu próprio enfrentei argumentos de Jaime Neves no seu ataque ao MFA e às características duma nova mentalidade de acção,de operações,de comando e de disciplina consentida. Estamos a dois ou três dias do nevoeiro de Outono.
As manobras para acabar com a esquerda militar revolucionária estavam no seu ponto mais alto. (...)
É, como já referi, clarificador, ler o livro do comandante Gomes Mota editado em 1976: “A Resistência”. Temos, ponto por ponto, como foi preparada a inventona de golpe da esquerda em 25 de Novembro.
(...) Vasco Lourenço no seu livro “No interior da Revolução”, há poucos anos escrito, também acaba por ser esclarecedor e numa entrevista comigo na RTP conclui e declara gentilmente que não houve nenhum golpe mas sim um aproveitamento da revolta dos paraquedistas de Tancos, por parte do grupo de coronéis. (...)MDC.
Ai a memória. MDC.
====================
Zeca Afonso foi sempre revolucionário coerente. Otelo depois de meados de 1975 foi bastante inconstante, Alguns de nós não gostámos. Nada tem a ver com o nosso acto até à libertação de Abril e até ao 11 de Março de 1975. Convém separar as águas!!! E saber quem causou a divisão entre Otelistas,Gonçalvistas e Abrilistas medrosos!!! ??? Não pode haver lugar a confusões por feitos ilustres antes das dissidências. E há uma dissidência de Otelo com Vasco Gonçalves e outras com alguns de nós bastante incongruentes e perigosas. Um dia ,para dar um exemplo, perguntou me por telefone se eu tinha armas nos estúdios da radio da 5ª Divisão/EMGFA-Janelas Verdes(Julho1975) ...Respondi: "sim há cá uma G3 na posse do segurança...e se fosses à m--da..."(sic). Participou de mim ao meu Chefe PR e CEMGFA... que me chamou para arquivar o processo e rindo-se de Otelo. Costa Gomes (que me conhecia de Nampula) apenas me pediu para eu promover o fim dos SUV. "Acabar com os SUV"? Retorqui... e mais eu disse "Mas eu nada tenho a ver com os SUV" (...) "Mas Meu General está nas suas mãos acabar com eles." Satisfaça as reivindicações deles". «Há uma hora Álvaro Cunhal disse-me o mesmo, não quero partidarismo na tropa» "Mas meu General ter a mesma opinião é uma questão dialéctica, como sabe melhor do que eu" respondi. Ora Otelo e eu MDC fomos capitães em Bissau e fui eu que o introduzi na conspiração. ....Sei do que falo. MDC
(OBS : Tenho a sua dedicatória no livro "Alvorada em Abril" escrita em Janeiro de 1978 e que pessoalmente me entregou em m/casa em Algés.MDC,
==========
Não confundir actos heroicos como actos heroicos de insurreição, Há uma grande diferença. Não quer que eu explique mais para justificar o que acho relativamente ao nosso 25 de Abril em Portugal e na Guiné. E o que acho de actos heroicos na defesa da nossa vida e dos nossos militares e populações na trágica guerra colonial...é bem diferente, com Heróis praças, sargentos e oficiais do quadro e milicianos. O Otelo é tão herói no 25 de Abril como muitos outros nos seus actos de insurreição cumprindo um plano elaborado por um grupo de oficiais e executado pela chefia ou comando de outros. Penso ter sido claro. A revolução fazia-se mesmo se o Brigadeiro Lameiras matasse Salgueiro Maia e o Alfredo Assunção. E aí também houve dois heróis (agraciados o ano passado-47 anos depois ) um Cabo atirador e um Alferes Miliciano que se recusaram a matar ou seja a disparar o canhão do carro de combate... que assassinaria Maia,Assunção e dezenas de passageiros vindos da outra margem.... O golpe continuaria. Havia substitutos e muitos meios da nossa parte!!! A emoção e o sentimento fazem parir montanhas...e a bola de cristal,.Abraço. MDC.
Pode ser um grande plano de 1 pessoa

Sem comentários:

Enviar um comentário