terça-feira, 9 de novembro de 2021

RTP Entrevista e pormenores.(10.11.2021)

 OUTONO/1975

Clicar na foto,temos uma entrevista minha a António Louçã da RTP há 4 ou 5 anos. Temos, nos écrans da RTP 1, metade do tempo de antena da minha intervenção e o comunicado de Paraquedistas,nessa tarde.
................................................***************......................................
Estamos a chegar lá.Faltam 15 dias.Alguém hoje me lembrou. Nunca esquecer, Nunca festejar uma divisão entre capitães de Abril. Hoje felizmente julgo que sanada entre a maioria de nós... O tempo ajuda-nos a perceber e a criticar a soberba de algumas personagens desavindas também ou não... (09.11,2021)
..............................................................................................
Ninguém me apontou qq G-3.Estava bem defendido pelos militares da minha EPAM(Escola Prática de Administração Militar) que também sabiam manobrar meios de defesa. Era fim da tarde
de 25.Nov.75 (outono da revolução) Jaime Neves chegou ao Estadio da Luz./2ª circular.Parou aí e mandou um capitão, dos seus,aos estúdios da RTP, convidar-me a retirar e a desistir. Enganou-se. Mandei-o,eu era mais velho, dar meia volta e disse-lhe "olha para o cimo dos edifícios e verás algumas bazucas que desfazem as vossas chaimites..se cá vierem...à alameda das Linhas de Torres" ,à RTP/Estúdios. Quem desistiu de nos afrontar belicamente foi Jaime Neves.Depois do recado do seu capitão,ficou assustado? Talvez. Deve ter recebido indicações do democrata R.Eanes,chefe do golpe (ex-presidente da Televisão,antes do 11 de Março) para ir antes cortar-me a transmissão na antena de Monsanto. E voltou para trás .Aí chegado,apontou armas e ainda demorou. Só o conseguiu já depois das 20h00. Falei,mais de dez minutos, no Telejornal das 20h00,disse alguma coisa mas faltava dizer muito mais. Não tenho orgulho em delimitar o fim da linha revolucionária. Mas honra-me a dignidade da defesa das Conquistas da Revolução como ainda hoje e já lá vão 46 anos.Abril sempre será Primavera. Novembro sempre foi Outono.MDC aos 9.11.2021.
·
outras pessoas
26 comentários
14 partilhas
Gosto
Comentar
Partilhar

26 comentários

Mais relevantes

  • Carlos Cerdeira
    No momento que a emissão foi reencaminhada para o Monte da Virgem/Porto, os comandos apontaram a G3 ao técnico de Monsanto (ex colega), obrigando-o a esse reencaminhamento . A série "Os militares na RTP" . Ainda me lembro desse dia como militar.
    1
    • Gosto
    • Responder
    • 27 min
    A opção selecionada é Mais relevantes e algumas respostas podem ter sido filtradas.
    • Autor
      Manuel Duran Clemente
      Carlos Cerdeira. Sim. Um funcionário da RTP(nosso Amigo e Amigo de Abril) de serviço na antena de Monsanto telefonou-nos a dizer que tinha em seu poder a "cavilha" da comutação para o Porto. E iria tê-la escondida o mais tempo possível. Acabou por ser ameaçado com uma G-3,por Jaime Neves ou por um militar dele,resultado de alguém "traidor que bufou". Já eu estava a falar à dez minutos.. mas antes ele, apertado, avisou um outro colega,telefonando para os estúdios do Lumiar. Foi este que me estava a fazer sinais...atrás das câmaras, 😞para eu me despachar. Bem intencionado provocou aquela anedota. Eu a dizer "estão a fazer-me sinais,posso continuar?Há algum problema"..." gostaria de continuar e esclarecer o que estamos aqui a fazer". Fim,de um ciclo,da Revolução.Não acabou a quem lutará até poder. «Quere é Poder».Lema do IPE da minha Escola Militar/Pupilos do Exército desde os 11 anos. MDC.😔😔.

Sem comentários:

Enviar um comentário