domingo, 5 de setembro de 2021

Ten-Coronel Luís Ataíde Banazol (tb merecidamente agraciado pelo PR no dia 19.08.2021)

 Fiz a maior amizade como teu pai (ten-coronel Luis Atayde Banazol ,a partir de Dezembro/73 ,que chegou a Bissau e me foi apresentado pelo teu tio Brigadeiro Alberto Banazol (comdte Militar da Guiné)... no jardim do Clube Militar ,num sábado.... -"Apresento-te o Capitão Clemente", disse ele para o irmão,"ele é um dos Directores do Clube Militar e Segundo comandante do BIG-Batalhão de Intendência da Guiné... um revolucionário!!!ah ..ah...Fiquei a olhar para o teu pai. Ele imediatamente me pergunta. -"Há mais algum capitão Clemente?"...."não tenha receio,o meu irmão é um democrata"....- "Sim, Sim",respondi. Sou o único... -"Ah venho para falar consigo e não só,vim ontem de Lisboa" diz-me claramente e pega-me no braço e leva-me para um canto....onde me diz. -" A malta de Lisboa parece adormecida temos de fazer aqui o golpe quanto antes!" "- Meu Ten-Coronel, tenha calma. Amanhã ira alguém da comissão falar consigo ao Cumeré.(*) Prometo". (*)Aquartelamento a 10 km onde estava o Batalhão,em transito, que era do seu Comando e que iria para Bambandinca (perto de Bafatá) exactamente onde eu tinha um Destacamento de Intendência)....................................................Sabes do resto caro camarada. Estávamos a acabar o ano de 1973. A intervenção do teu tio tinha sido fundamental numa reunião clandestina do MFA no Estoril um mês antes. ............................Tudo se seguiu nas calmas em consonância com Lisboa e o teu tio foi o primeiro Comandante no Mato a saber da nossa vitória em Lisboa e do nosso controlo militar sobre toda a Guiné.MDC.(como já te tinha contado e escrito).

3
  • Gosto

Sem comentários:

Enviar um comentário