25 de NOVEMBRO-1975
...fim de tarde e poucas horas depois. Na primeira pessoa.
....................................................................................
(Em Agosto de 1975 ,numa reunião do Comité Central, em Alhandra, foi decidido que o PCP não estaria disposto a avançar em nenhuma aventura operacional armada. Foi isso que Álvaro Cunhal transmitiu ao Melo Antunes, na noite de 26 de Novembro, e que levou este à declaração que fez e que foi referido neste programa. Não foi referido que ele, A.C, pedira aos militares (Rosa Coutinho e Martins Guerreiro) para os fuzileiros não saírem.MDC.)
.......................................................................................
Em 25 de Nov.à tardinha:
Os Comandos avançaram para a RTP e chegaram perto do Estádio da Luz.Jaime Neves mandou um capitão falar comigo MDC.Eu disse-lhe: -" é melhor não virem pois eu tenho os telhados de alguns prédios com homens armados com "bazucas". Qual deles mais nervoso pode atirar e as chaimites ficam em pó" . Os comandos desistiram e dirigiram-se para Monsanto para cortar a antena. Ainda tiveram dificuldades. Um dos funcionários fugiu com a chave de contactos. Foi ele que avisou a RTP :- "digam ao capitão Clemente para se despachar" . Foi assim... 15 minutos depois cortada a minha intervenção no Telejornal das 20h.. Durante a tarde uma comissão de paraquedistas veio à RTP explicar o que estes tinham feito, por terem sido despedidos, mais de 2.500, pelo CEMFA, Morais da Silva. Comunicado repetido algumas vezes. Fim do MFA romântico e revolucionário, inicio da ascensão dos saudosistas.
Em 500 dias foram publicados 200 decretos-leis que plasmaram as "Conquistas da Revolução" que corresponderam â Constituição da República portuguesa mais progressista, aprovada em 2 de Abril de 1976. MDC.
....................................................................
O acordo de Vladivostok entre Brejenev ,Ford (e Kissinger) ...já tinha, em 1974/Nov,resolvido que Portugal não seria a Cuba europeia. Pouca gente quis saber disso ou divulgar isso (nem o PCP) para a lança do anti-comunismo funcionar como desculpa ou justificação para os contra revolucionários e para os ignorantes e maldosos de 48 anos de obscurantismo q que se associou "o radicalismo pequeno burguês de fachada socialista..."
Ver menos
85 comentários
52 partilhas
Gosto
Comentar
Partilhar
Comentários
Mais relevantes
- Ver mais 4 respostasVer mais 2 respostas
Ver mais comentários
6 de 57
Sem comentários:
Enviar um comentário