Desde sempre que tenho notado e já lá vão 46 anos que a APE se dá conta (exteriormente) do 25 de Abril como se ele tivesse pouco significado para Portugal e seu Povo. Isto acontece porque é do espirito da APE estar bem com Deus e o Diabo, falando linguagem corrente. O caso é mais complexo e merece análise sociológica séria. Isto até porque das ultimas dIrecções, honra lhes seja feita, há mais Pilões ,se não a totalidade, rejubilando ontem e hoje com o acontecimento.
Para não chocarem uma minoria chocam a maioria, vacilam perante o nosso "Querer é Poder" e apresentam-se como aparentemente laicos da Honra dos feitos Históricos gloriosos ,mais recentes no país. Batalhas de S.Mamede e de Aljubarrota, Descobrimentos, Guerras da Restauração,Guerra Liberal...Resistência aos Franceses,Proclamação da Republica....esses sim são os acontecimentos que não ferem os saudosistas do Salazarismo/Caetanismo .Ou mais rigorosamente do fascismo portuguès ,apelidado de suave pelos que se esquecem do obscurantismo,pobreza, repressão feroz e muitos milhares de mortos e feridos nossos concidadãos e africanos na estúpida guerra colonial. Da mentira de Salazar em 1951,ao alcunhar as colónias de províncias ultramarinas, para sermos admitidos, em 1955, como membros da ONU,rejeitados em 1946.Outros mais ricos que nós (Reino Unido,França,Belgica,etc),para começar,deram a independência a 16 colónias em África. Isto para dizer que a "revolta dos capitães", de que me honro de tomar parte, não deve ser confundida com outros casos posteriores,repito com casos posteriores, de titulo de caixa alta dos jornais e Tvs e de pasquins das nossas terras. E a descolonização? Como foi? Foi obra dum acordo em Vladivostok,nos finais de 1974,entre Brejenev e Ford(Kissinger)..." com quem ficas tu com quem fico eu"..."Portugal a Cuba da Europa" nem pensar. Os ignorantes e maldosos desconhecem isto...mas andaram em 1975 a matar e destruir com essa bandeira e assim tiveram o seu "orgasmo politico" em 25 de Novembro/75, mentido e omitindo.
Isto vem a propósito de, ao ler o nosso último Boletim da APE,ver relegado para o fim da página, sem qualquer destaque, apenas como mera noticia, a referência aos dois Pilões (Carvalho/28-1951 e Torres/339-1953) agraciados com a Ordem da Liberdade pelo seu desempenho na conspiração e acções no dia da Alvorada. A APE acha bem? Eu e outros não.
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
Sobre o meu texto da APE e o 25 de Abril.Esclarecimentos meus.
..........................................................................................................................
Luis Manuel Santos Silvestre.
Um texto claro, objectivo e que deveria merecer Debate Democrático e Sério na APE. Não renegando a minha Qualidade de Pilão de 1957 até 1965 e enquanto Sócio da APE, tenho sentido que existem preconceitos no seio da "malta" em Defender e Enaltecer o 25 de Abril com convicção Democrática e Liberdade. O Boletim da APE não cultiva esse Fio Condutor Editorial.
Luis Manuel Santos Silvestre
Nunca esquecerei que o Nosso IPE foi Fundado graças à Implantação da República. Que Grande Visão tiveram os Fundadores. Sim o Ensino Público para Todos, constituíu uma das Maiores Prioridades da I República.
Luis Bettencourt
Peço imensa desculpa era jovem e me lembro do 25 de Abril só do Judas e seus amigos do MRPP e Comunistas pintarem o Muro da parada. Nunca festejei o 25 de Abril pq que foi um golpe feito pelos traidores da Pátria que queriam impor uma ditatura comunista e sempre serei a favor do 25 de Novembro o verdadeiro dia da Liberdade. O complexo de Esquerda deste pais está á vista 46 anos depois que passamos a um pais de Corruptos, traidores, pobres piores que no tempo do salazar e vendidos, subjugados aos globalistas e grandes corporações com a ajuda desses esquerdistas caviar. Enquanto a geração de 40 e 50 não morrer toda e os nossos filhos fizerem uma politica honesta seremos sempre um povo subjugado. Mas Portugal sempre deu a volta e talvez com os nossos netos seja um país melhor porque a geração 25 Abril deixou a conta para os nossos filhos pagarem.
Eduardo Fonseca
Esta discussão nunca deverá ser feita e por muito que custe ao Duran Clemente,dissociada do que se passou em todo o PREC ,pelo que a discussão tem que ser global e com a temática do 25 de Abril ,11 de Março 25 de Novembro e pós 25 de Novembro.
Nunca senti que esta e outras direções da APE estivessem com preconceitos, ou dito de outra maneira estar bem com Deus e o diabo quanto à discussão do 25 de Abril e períodos envolventes.
Luis Bettencourt
Eduardo Fonseca Muito bem dito somos uma escola que se honra dos valores Patria, Familia, educação para todos desde o filho do soldado , sargento , oficial , general e como eu familia militar mas entrei como Civil e me honro muito dos valores que a Nossa Escola. Eu sou da 1 familia a ter 3 gerações educadas no IMPE, meu avó foi dos primeiros 40 Alunos, depois meu pai pouco tempo e eu que entrei em 1974. Portanto toda essa treta de esquerdistas em relação ao 25 de Abril e com medo de estarem em Africa e defender a Pátria em vez de se venderem aos grandes interesses Americanos , Russos e Chinesses. Podiam ter feito uma descolonização e dar a independencia a esses países ser serem traidores e matarem milhares de Portugueses Africanos ( Negros e Brancos). Mas a história vai se encarregar de enumerar todos eles começando pelo Mário Soares, Rosa Coutinho e companhia lda.
Manuel Duran Clemente
Autor
Luis Bettencourt Nada dizes de Salazar e dos acordos de Novembro de 1974 entre URSS e EUA, É pena. Vai ver os índices de analfabetismo,de casas sem luz e saneamento ,de mortes prematuras,de opressão,de escravatura, do ouro trazido da Africa do Sul pelo trabalho dos africanos "escravos" moçambicanos....vai ler ....Vés como ainda falas de ditadura comunista....pois nunca soubeste o que foi o Salazarismo...Lamentável a ignorância e maledicência. Também fui filho de sargento quando entrei no Pilão. E sigo com honra os princípios do "jovem turco" que fundou o IPE. Nunca me senti traidor de nada.Porque calunias e falas do que não sabes e te informaram deficientemente?Outra vez lamentável....
Manuel Duran Clemente
Autor
Eduardo Fonseca Estamos a falar da queda da ditadura e não dos acontecimentos seguintes e da manipulação que ainda se faz desses tempos.
Helder Marques
Manuel Duran Clemente estamos a falar da queda da Ditadura, eu sou muito novo nasci em 76, se não se dá o 25 de Novembro a ditadura não caía, mudava era de estilo, de uma fascista passávamos a ter uma comunista, a história que li esta mal contada, ou não é bem assim?
Manuel Duran Clemente
Autor
Helder Marques Está mal contada, Sim! ´Assim nada ! Não leste bem o que escrevi. assim não vale, Nós nunca seriamos uma ditadura comunista por imposição dos próprios comunistas e URSS. Pois continuámos na NATO segundo o acordo de Vladivostok,em 24 de Nov.de1974,e EUA E URSS decidiram o que queriam das colónias. Os militares nada podiam fazer depois de 13 anos de guerra colonial. Leiam mais.Pois nem eras nascido e acreditas nos patetas e na manipulação.E nunca soubeste o que era a guerra e o salazarismo. Por favor faz uma leitura correcta de quem sabe e viveu mais...tenho 78 anos e sou perseguido por ser capitão de ABRIL...com muita honra.
Helder Marques
Manuel Duran Clemente eu tenho muito respeito por si e por ser Capitão de Abril e também por ter sido Comandante de Batalhão da casa que gostamos tanto sei que o País lhe deve muito por nos ter libertado da ditadura , já li muitos dos seus comentários, entrevistas e o que pensa que é o melhor para o País, procuro sempre estar informado e penso que esteja bem informado sobre a história do meu País, o senhor meu Pai foi prisioneiro de guerra e combateu na Índia, não defendo ditaduras, não defendo Salazar, sou contra o fascismo como também sou contra o comunismo, aliás até acho que a constituição devia abolir as ideologias comunistas no nosso País, assim como já o define para as ideologias fascistas, nenhum País se desenvolve ou é próspero a ser comunista ou fascista. Eu só acredito em factos e os factos é que a revolução foi muito benéfica para o País, disso ninguém tem dúvidas, só condeno as atrocidades que certas figuras do 25 de Abril fizeram após a revolução isso também são factos. Ainda bem que felizmente não soube o que era o salazarismo e a guerra, o que eu sei é que continuamos a ser um País que está na cauda da Europa. Todas as revoluções têm episódios maus ou menos bons, a nossa não é excepção. Quero que saiba que o respeito e admiro muito, apesar de não achar que aquilo que defende seja o melhor para o País, podemos ter visões diferentes do melhor rumo para Portugal, não é por isso que deixamos de admirar e respeitar quem pensa diferente de nós. Forte Abraço
Pedro Sepulveda
Manuel Duran Clemente se houve um acordo entre russos e americanos em 74 talvez a guerra colonial foi provocada por eles estarei errado?
·
Manuel Duran Clemente
Autor
Sabemos quem a provocou. O Salazar e a sua falta de visão...e os seus amigos das oito famílias que mandavam nele!
Pedro Sepulveda
Manuel Duran Clemente desculpa lá que te diga isto mas o teu ódio a Salazar tolda te o raciocínio foi Salazar que proibiu com o lápis vermelho informações que estão na torre do tombo vedadas ao público? Sobre a guerra colonial
Manuel Duran Clemente
Autor
Helder Marques Em nunca defendi o comunismo para Portugal. Era irrealismo.Eu respeito o que os comunistas fizeram contra a ditadura Salazarista. O que quis com o 25 de Abril e continuo a querer é liberdade responsável, desenvolvimento capaz e fim da guerra colonial em que fomos dos últimos a descolonizar sob a égide das grandes potencias EUA e URSS(já falei do acordo destes em 1974) e agora CHINA. Como Pilões devemos querer o mesmo para o país e seu povo. Menos desigualdades, menos oportunistas e vigaristas, menos precaridade. Houve conquistas da Revolução plasmadas em 200 decretos leis em 1974 e 1975. Estão na Constituição. Todos estamos a ser beneficiados com essas conquistas. Quem me quer atacar alcunha-me de comunista. Respeito os comunistas nas opções que têm em defesa de certos valores,como os que descrevi. Menos pobreza,salários mais justos e próximos dos da Europa, Mas nós nunca soubemos produzir, Fomos comerciantes nos descobrimentos, Trouxemos as riquezas como empresa de transportes e depois vendíamos essa riquezas ao Europeus, como Reino Unido,França,Holanda ,etc...Esses fizeram industrias com as matérias primas que lhe entregávamos nos cais do Terreiro do Paço, sob a vigilância do Rei...que enriquecia e dava umas esmolas aos viajantes e descobridores. De resto,quanto a ser comunista,apenas calúnia, mais nada, Já tenho 78 anos e sei pensar pela minha cabeça. A APE tem me perseguido, não as suas direcções, mas muitos dos seus associados desconhecedores da minha integridade. Com quem tenho trabalhado como militar e civil sempre tive reacções de estima e amizade,até aos dias de hoje. Aliás de muita estima e consideração de amigo que estimula o melhor tratamento dos mais fracos e meus colaboradores. O seu pai teve a sorte de ter tido um grande General (Vassalo e Silva) em Goa , Damão e Diu,que não obedeceu ao fascista Salazar que queria a morte de todos para "a falsa honra da Pátria"- a dele- um louco suburbano.Salvaram-se todos menos um oficial da marinha ou pouco mais.As atrocidades no PREC são de membros da extrema direita ...diz lá quais são as de militares de Abril...em 1974 e 75. A reforma Agraria? A ocupação de empresas abandonadas por patróes com consciência pesada? Etc.....mas admito que tenha havido em circunstâncias especiais alguns erros,muito poucos para uma revolução, nada comparáveis com as atrocidades da PIDE. Há muito mais a dizer.Abraço.
Helder Marques
Manuel Duran Clemente só por curiosidade alguma vez recebeu a Barretina de Honra?
Manuel Duran Clemente
Autor
Pedro Sepulveda Não tenho ódio de Salazar. Acho ser lúcido quanto ao mal que este fez a coberto das oito famílias que pouco desenvolveram o país, viviam à grande e ganhavam dinheiro colocado em off-shores.Foram comerciantes, deram riqueza a outros Europeus ,como intermediários, que fomos com desenvolvimento nulo, com o célebre condicionamento industrial...etc.etc. Daí o sermos os mais pobres da Europa ocidental..."Grande Salazar" para vocês com milhares de mortes portugueses e africanos na sua ,dele, consciência. Isto tolda o raciocínio a quem?
Manuel Duran Clemente
Autor
Helder Marques - Barretina de Ouro? Nunca percebi porque não. Fui o melhor aluno do meu curso. Seis anos seguidos no Quadro de Honra depois do ciclo preparatório,sem nunca ter chumbado. Direito a fotografia perpétua na sala do aluno,Honra que desapareceu,não sei porquê. Comandante de Batalhão em 1960/61. Primeiro classificado no meu curso de Administração Militar (1961/1964) Vencedor dos colóquios culturais entre Academias Militares, Portuguesa e Espanhola, pela melhor classificação no prémio principal do que escrevi sobre "Camões,a época,a obra e o homem. Do lado de lá foi sobre Cervantes. As sessões realizaram-se na Academia Militar Geral de Saragoça.Cinco louvores ´de General nos onze anos de serviço activo. Agraciado com a medalha da Ordem de Avis. Proposto para mérito militar e para outra condecoração em perspectiva.Abraço. (em baixo foto da lembrança do prémio com a placa própria)
Helder Marques
Manuel Duran Clemente realmente começo a pensar que tem razão quando diz que se sente perseguido por ser Capitão de Abril, é uma vergonha não lhe atribuírem a Barretina de Honra, quando existe muita gente que a recebeu vá se lá saber porquê !!!! As sucessivas direcções do IPE cometeram uma falha gravíssima ao não lhe atribuírem essa distinção.... Enfim.... Forte Abraço.
Olivério Teixeira
...o tempo passa...e, os de sempre, "ali" parados, paradinhos, como se não tivesse havido um depois... Recordar é próprio de quem já por "ali " passou...mas não ficou.
.............................................................................................
Premio dos colóquios entre Academias -FOTO:
Sem comentários:
Enviar um comentário