GUINÉ-BISSAU
1 de Agosto de 1974.Há 48 anos q fazem hoje.
Bissau, Entrevista de Joaquim Letria ao MFA ,capitães Jorge Alves ENG/F.A e Duran Clemente,SAM/Exerc. e um representante do Mov.Milic.Barros Moura Alf.MilºAdvogado.
A entrevista de cerca de uma hora passou na RTP... Foi aplaudida.
Os militares portugueses já confraternizavam com os guerrilheiros do PAIGC. Entre muita coisa afirmámos isso.
Spínola não gostou depois de pedir a cassete e tê-la visto no Bussaco .Ordenou o expulsão de Letria da RTP. E mandou que viéssemos a Lisboa prestar contas. Costa Gomes ouviu-nos e mandou o MFA continuar a sua excelente missão.
Spínola tinha enviado milhares de fotos/cartazes dele para promover um Congresso do Povo na Guiné.
Fabião e o MFA impediram que tal devaneio se concretizasse,
Em 15 de Outubro seguinte embarcava o ultimo contingente das NT para Lisboa com o derradeiro governador da Guiné ,Brigadeiro Carlos Fabião, que esteve sempre com o MFA e se distanciou do "seu" General Spínola.
Memórias MDC, (1.08.2022)
*****************************
Há mais um acontecimento que desejo divulgar. Fabião chegou a 5 de Maio a Bissau e no aeroporto já enquadrado pelo MFA declarou «Queremos uma Guiné livre "num" Portugal renovado» .Acompanhado por nós até ao Palácio do Governo foi por mim interpelado sobre o que queria dizer . E então para nossa surpresa (e com ar consternado) disse ter-se enganado pois queria dizer « Queremos uma Guiné livre e "um" Portugal renovado.» Nunca mais deixou de estar em perfeita sintonia connosco MFA(Guiné) tendo ficado com a coadjuvação directa do MFA pelos Conspiradores Major Almeida Coimbra, Capitães Golias e Paulino...! Teve permanentes reuniões connosco, das três comissões do Exercito, Marinha e Força Aérea, ao fim de cada tarde. E assim se processaram os processos de antagonismo com Spínola e outros conservadores, de termos sido impecáveis no processo de passagem de poderes com o PAIGC apesar da desilusão de nenhum militar do MFA da Guiné ter estado em Argel nem em Londres, nestas negociações. Mas estivemos Fabião,eu MDC e Paulino representando o MFA...nas comemorações internacionais do 1º aniversário da Independência da Guiné no dia 24 de Setembro/74 realizadas em MADINA do BOÉ...com tenho referido. MDC.
Sem comentários:
Enviar um comentário