quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

PILÕES DE 1953 COMEMORARAM 50 ANOS DE ENTRADA

 

PILÕES DE  1953

COMEMORARAM  50  ANOS DE ENTRADA (em 2003).

 

Conforme tinham anunciado os Pilões entrados em 1953,no passado dia 10 de Outubro,de 2003,

comemoraram os 50 anos, com uma cerimónia nos claustros da 1ªSeccão e um jantar na APE.

 

Com a presença do representante do Director do Instituto,Sr.Coronel Luis Aguiar e do Presidente da APE,Sr.Coronel Borges Correia, encontraram-se  os seguintes ex-alunos:

          6-Pamplona,30-Clemente,37-António Tavares,

         57-Simão,87-Grilo;123-Carvalho,133-Lopes,154-Subtil,168-Germano Lopes,171-Cotovio,

         198-Marques,207-Matias,208-M.Barbosa Pereira,231-Isaque,243-Sousa,260-Marreiros,

         284-Sepúlveda,286-Rodrigues,301-Pinheiro,345-Gomes,394-Candido Tavares,396-Santos e

         397-Faustino.

 

                PLACA COMEMORATIVA DESCERRADA NOS CLAUSTROS

 

Compareceram também dez dos actuais alunos que têm o mesmo numero dos aniversariantes.Foi descerrada uma placa nos claustros evocando a efeméride e prestada homenagem os cinco condiscípulos já falecidos: 32-Moita,69-Frazão,106-Pimentel,191-Brito e 324-Fonseca.

Em simultâneo com a  visita  ao Museu do Instituto foi servido um “Porto de Honra” o que proporcionou um agradável convívio entre actuais e antigos alunos.  .

 

               JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO  NA SEDE DA APE

 

Seguiu-se um jantar de confraternização na Associação.Solicitadas ,em devido tempo,pela ComissãoOrganizadora foram as instalações da sede da APE cedidas para um jantar que ali decorreu  servido, com o brio e a competência habituais, pela Messe de Monsanto /F. A ..Como  convidado ,o Presidente da APE, manifestou todo seu contentamento e agradeceu o facto de , pela primeira vez ,ali se celebrar um jantar desta natureza comemorativa. Disponibilizou as instalações   como “a casa de todos os ex-alunos “  para disporem delas  sempre que quiserem. Sabendo do propósito de os presentes realizarem um jantar todos os meses, no velho “Ferro de Engomar”, deixou a sugestão de que por ali aparecessem  antes ou depois.

 

          EVOCAÇÃO FEITA POR REPRESENTANTE DOS EX ALUNOS

 

Na cerimónia de descerramento da  placa evocativa dos 50 anos de entrada no Instituo, ainda nos claustros,em representação dos ex-alunos tomou a palavra o ex-Pilão nº30 de 53-D.Clemente com uma intervenção muito sentida e oportuna.Não sendo possivel a transcrição do seu todo ,acha-se oportuno salientar alguns trechos da mesma.

 

Nestes cinquenta anos que comemoramos não é por acaso que é aqui  (nos claustros )que nos encontramos .

Nem é por acaso    que  é numa das suas paredes que  ficará pelo “tempo eterno possível”, na placa que acabámos de descerrar,o registo da nossa passagem,com as palavras:

 

recordamos com saudade o tempo que passou, a casa que nos educou, os amigos que ficaram, os que já partiram e os laços que nos uniram...  “

  

                      “Aos que já partiram, porque os queremos connosco, vamos no próximo minuto, em silêncio, dizer-lhes                 “estais presentes”         

 

Do tempo que passou....Cinco décadas de grandes mutações na vida de cada um e na vida da sociedade...”

“Vimos mudar de Século e de Milénio.”

“Passámos aos anos 2000: uns com muita esperança, outros com menos, se calhar alguns com pouca...mas todos com a certeza de que as crises, as grandes crises despertam as consciências. Obrigam-nos a desejar um mundo melhor: mais fraterno, com menos assimetrias...e com uma liberdade mais autêntica.”

“Foi este o tempo que passou  (50 anos muito peculiares) e com ele nós.

“Mas connosco também a formação especial que esta casa nos dotou.”

 

“Da casa que nos educou.”

“Uma Escola criada com a República. Uma Escola para os que mais dificilmente teriam tido formação secundária e média se  o “Pilão” não existisse. Por isso e não só uma Escola especial ;dela o que se recebe se recebe com uma gratidão singular.”

 

“ Na maioria éramos filhos de gente humilde e terá sido uma das primeiras lições aprendidas nesta casa :

- o enlaçarmo-nos com a força de que, por virmos de gente humilde, não seriamos por isso “gente menor” ,ao contrário ,aqui aprendemos a ter orgulho de nos fazermos grandes.”

 

“Maiores  em vontade de vencer, em vontade de resistir às adversidade e às dificuldades, numa dinâmica de receber tudo o que a Escola teve para nos dar

qualquer fosse a estação do ano em matéria das crises que a visitavam.”

 

“A Escola sempre teve crises, ciclicamente. Não é coisa só de agora. Delas soube renascer.”

“Nós sabemos bem as diferentes fases porque cá passámos!”

 “(Lembram-se do mestre Cuco ,da “aviação” quase todos os dias em contraste com os tempos de “la cuisine francaise” do mestre rabanete ...isto como exemplo, para ilustrar a referência)”

 

“Aqui aprendemos a “ter orgulho na vontade de vencer”. Vencer com dignidade sob a égide de QUERER É PODER.”

 

“Tínhamos disciplina, pois tínhamos...Tínhamos regras... Mas essa disciplina, essas regras eram eficazes porque integravam valores...aprendemos a respeitar valores. Poderiam não ser os mais correctos, poderiam estar contagiados  pela filosofia do Poder “reinante”(estavam com certeza) mas hoje sabemos que assim como a  rebeldia dos jovens que éramos os recebeu(recebeu esses valores,adquiriu  sentido das responsabilidades e graus de exigência), também mais tarde a maturidade e formação adquirida, soube  interpretá-los no sentido mais justo e equilibrado.

 Nada é fim em si mesmo. Os valores e princípios que contam são os que interessam à construção duma sociedade onde sejamos mais felizes.”

 

“Pois se hoje se diz que há uma crise de valores. Abençoada Escola que ainda hoje e aqui nos faz recordá-los.”

 

“Da casa que nos educou poderíamos dizer tanta coisa ...mas já todos o sabemos. Foi um universo construído por muitos...”  “ Todos arquitectos de um Pilão melhor; que sempre quiseram o melhor ... o melhor possível.”

“A nossa passagem(na década de 50) até teve a particularidade de conviver com titulares de notáveis empenhamentos  em reformar o Instituto, em colocá-lo no lugar que ele merecia, no topo duma hierarquia de prestigio, como instituição de ensino, no Portugal de então.”

 

“Mas deixem-me que vos sublinhe uma particularidade...muitas vezes esquecida.”

“A casa que nos educou foi sendo construída por muitos, mas também por nós próprios alunos. Será possível esquecer a quota-parte que tínhamos na sua gestão?

“Lembram-se da característica particular da auto-gestão que nos estava confiada e da experiência e responsabilidade que isso nos deu, ainda tão “novinhos” ??!! Nós éramos um corpo de alunos com uma significativa percentagem de facetas da nossa vida diária governada por nós próprios: a partir do meio do curso integrávamos (como graduados) o governo da maior parte das nossas actividades e mesmo que de cima ,da cúpula directora ou equivalente, as directrizes alternassem o autoritarismo  com a complacência,  isso sempre estimulou a nossa criatividade ora rebelde ora submissa. Rebeldes ou submissos continuávamos sendo “malta brava”  Limites, entre os quais, (rebeldia ou submissão) a nossa formação acabava por se fazer .Mas se entre esses limites  fomos cooperantes na construção da  nossa Escola, entre outros limites, nela, nos fomos construindo como pessoas:

 

       -entre discriminação e eleição;

       -entre humilhações e elogios;          

       -entre boas e más notas

       -entre as saudades,dos pais,e a sua sublimação;

       -entre tristezas e alegrias;                

       -entre preferências e preterições;

       -entre vitórias e derrotas

       -entre tantas outras contradições e paradoxos :verso e reverso

 

nos fizemos homens;a Escola ,  o Pilão” nos tornou adultos e diferentes.

    

Dos amigos que ficaram que o mesmo será dizer dos amigos que fizemos ou dos amigos que somos e dos laços que nos uniram...”

“São de facto circunstâncias de uma vida caracterizada por contradições entre alegrias e sofrimentos, entre sucessos e insucessos, que nos fizeram mais Amigos e que teceram os laços que nos uniram e nos unem.”

Às dificuldades ou à dor do companheiro do lado nunca ficávamos indiferentes.

começávamos a erguer as fundações duma Amizade duradoura  e a criar condições para  comungar com ele (companheiro do lado) também alegrias e sucessos...A Escola ,o Pilão ,foi pelo que já antes se referiu natural viveiro de Amizade, de espirito de camaradagem e de cumplicidades sem limites.

 

 Não sei se todos defendemos a tese de que efectivamente  foram as dificuldades(estas e a superação dos  obstáculos),vividas num meio-ambiente muito particular que nos tornaram mais amigos e solidários e também mais fortes?!

E nessa perspectiva consolidaram laços difíceis de destruir.!!!

 

Repetindo-me ,direi que das coisas boas fantasiamos e das que nos fizeram sofrer  calamos. Assim acontece sobre o que nos separou e assim acontece sobre o que nos dividiu... fruto do sistema, consequência de circunstâncias menos pedagógicas e menos positivas .Também existiam.

Que é isso se não mais do que erguer a amizade e os laços que nos unem?

Que é isso se não mais do que transformar “encontros/desencontros” numa dinâmica de afirmação onde prevalece o positivo,onde prevalecem os princípios adquiridos ?

A partir daqui cada um, à sua maneira, na construção dos pequenos ou grandes feitos, foi construindo um mundo melhor para os  vindouros.

 

                                            PARA QUE O PILÃO CONTINUE BEM VIVO

 

Estamos em 2003,aos dez dias do mês de Outubro, cinquenta anos depois da nossa entrada no Pilão e noventa e dois anos depois de ele ter nascido...Estará velha a Escola?! Já não serve?! Quiseram acabar com ela?! Quem deixou que estas ideias se firmassem?! Como é possível que num Portugal, com tantos e tão graves problemas no Ensino e na Educação, se tivessem deixado criar condições para que o Instituto sofresse  desgaste e descuido tamanhos?!

O que terá acontecido nos últimos anos para que a  cabeça do “Pilão” quase fosse colocada na guilhotina ??!!

Temos a obrigação de pugnar para que o Pilão continue vivo e,mais, até para que ele volte a ter o lugar que merece numa hierarquia de prestigio, como instituição de ensino, plena de tradições e de serviço prestado ao Desenvolvimento nacional seja na vertente técnica, económica, cultural, cívica ou militar.

Julgo que estamos convictos que temos de perfilhar uma acção coordenada e objectiva. É um desafio para todos os ex-alunos. É um repto para nós que devemos aproveitar esta comemoração  elegendo  este objectivo  para novos e futuros passos.

Com estes considerandos estou certo interpretar ,como podendo ser  de todos nós ou da maioria aqui presente, a seguinte proposta:

-          reforçarmos ainda mais o movimento associativo de ex-alunos para que o Instituto continue bem vivo,para que independentemente dos acertados e mais que justos despachos favoráveis à sua manutenção, a Escola readquira o estatuto que merece, impondo-se por si mesma, em qualidade e dignidade;

-           

Obrigado.      Obrigado Pilão, continuamos- te gratos:

 

 "QUERER É PODER. “             Ass:       M.Duran Clemente.  19530030

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