terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Jorge Sarabando

 Por Jorge Sarabando

Unicepe,16/12/23- Porto.
"A poesia representa sempre uma dádiva, a eterna busca de um outro, a quem se oferecem palavras, num modo de voz, como se foram mãos que se estendem a outras mãos.
A melhor poesia é para ser lida e deve ser lida em voz alta, para ser bem entendida e partilhada.
Talvez por isso o autor escolheu, como introito do seu livro, dois poemas, de José Régio “Não vou por aí” e de Camões, o que assim começa ”Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, certamente pelo seu significado, mas também porque renascem de cada vez que são declamados ou cantados. Como os versos, também citados, de José Carlos Ary dos Santos.
Cada poema é uma fonte de mil cores, tantas quantas quem se encanta e repete palavras escritas em épocas distantes, como se foram escritas agora, por si ou para si. Porque geraram uma cumplicidade, despertaram a vontade de uma partilha.
Mas para isso é preciso que as palavras respirem poesia, que nelas desponte e se reconheça uma voz poética. Por vezes é preciso serem lidas em voz alta para tocarem o leitor e que este reconheça o sentido de o autor as querer inscrever na pedra do tempo.
Diga-se que neste livro de Duran Clemente a voz poética não se revela logo nas primeiras páginas. É preciso caminhar no chão das palavras para que se torne reconhecível entre expressões de afecto e assomos de consciência. Como no “Abril poema”, cito
“Desatar nós.
Até ao outro. Aos outros nós.
Aos nós e nós!
Nós sem idade.
Nós sem nós.
A sonhar liberdade.”
Como no “poema mãe (Nai)”, ou no “primeiro dia”, ou no “Um dos nossos – Salgueiro Maia” ou nesse divertimento intitulado “nesta terra são muitos os Carlos”, dedicado ao seu amigo Carlos do Carmo. Como nos textos em prosa, presente na evocação de Adriano Coreia de Oliveira.
A poesia está lá.
É um modo de transcender o real, quando oprime, indigna, aprisiona, ganhar asas em busca de um outro, que nos leia ou escute. E assim nos possa acolher e entender.
Ao longo das palavras de Duran Clemente encontram-se expressões de afecto, doces e generosas, outras de inconformidade e rebeldia e uma certa agrura, que perpassa em muitas páginas. Ao longo dos textos as mulheres estão muito presentes, com louvor, encantamento ou redenção.
É tocante o seu poema à mãe, “teus olhos azuis/ ainda hoje me afagam”.
Como é belíssimo um texto de seu pai, que transcreve, numa sessão pública de homenagem, no Fundão, a uma sua irmã mais velha, no dia em que fazia cem anos, que fora como “uma segunda mãe”. É bem um hino àquelas mulheres que nem puderam aprender a ler, mas que eram a luz de uma casa, a força de uma família e abriam caminhos para a vida.
A obra encerra com o longo requerimento apresentado à hierarquia militar, ainda antes do 25 de Abril. Texto notável e surpreendente, espelha uma época e dá-nos a conhecer um carácter insubmisso.
Vale bem a pena ler este livro de Duran Clemente, como abraço de humanidade e testemunho de um militar de Abril, defensor dos seus ideais e valores." Jorge Sarabando.
========================================
AMIGOS:
-Muito grato Jorge Saramago por tão... tuas belas e sentidas palavras...que "fizeram chuviscar, em cima deste animal/terráqueo, lágrimas antigas...e comoção forte." GRATO. Manuel Duran Clemente
========================================
LANÇAMENTO NO PORTO no passado Sábado, com debate muito interessante. MDC

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

DOCUMENTO E ASSINATURAS BISSAU 28 Set 73

 HÁ 50 ANOS

MFA...nasce na Guiné-Bissau em Agosto 1973,há 50 anos.
(Segunda parte. Ver foto do primeiro documento )
HÁ 50 ANOS
MFA...nasce na Guiné-Bissau em Agosto 1973,há 50 anos.
(Segunda parte. Ver foto do primeiro documento )
;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
25 de Abril na Guiné. (listagem de militares que assinaram o documento da Guiné em 28 de Agosto de 1973).
Estive sempre nessas reuniões e o Carlos MG também pois fazíamos parte dos quatro militares eleitos da comissão de capitães, com Almeida Coimbra ( já major) e ainda o capitão Antonio Caetano(falecido anos depois) que cedo, desistiu, sendo substituído pelo capitão Sousa Pinto, comandante da PM em Bissau,(hoje general).
Esse jantar com o Brigadeiro Albert Banazol (comandante militar da Guiné ,isto é, do CTIG),cuja parte é relatada por Carlos M.Gomes (partilhado em baixo) ficou célebre. Estivemos presentes cerca de 30 capitães,de geração mais nova e mais antiga,a referida por Carlos. A Biblioteca do Quartel General situava-se no Batalhão de Intendência (instalações gémeas do Quartel General em frente umas das outras) .Eu era segundo comandante deste Batalhão. Primeiro comandante major Madeira Peste .Tivemos lá algumas reuniões,entre elas uma com uma intervenção calorosa ,contra o que se passava,por Salgueiro Maia ,em Setembro de 1973. Lista dos capitães do Exercito que assinaram em 28 de Agosto o documento de reprovação da situação:
SUBSCRITOES:
01.Capitão #Almeida Coimbra;(promovido entretanto a Major)
Capitães:
02.Simões Vagos;
03.Fernandes Amarante;
04,Marques Nunes;
05.#Otelo S.Carvalho;
06.Carlos S.Costa;
07.Joaquim Branco;
08.Horta Marques;
09.Ribeiro do Amaral;
10.Ferros de Azevedo;
11.Queiroz de Lima;
12.Vieira Nascimento;
13.Lopes Rego;
14.Alves Monteiro;
15.Pinto Guedes;
16,Baptista Serra;
17.António Caetano;
18.Mendes Ferreira;
19.#Duran Clemente;
20.#Matos Gomes;
21.Ribeiro de Faria;
22.#Salgueiro Maia;
23.José Coutinho:
24.#Sousa Pinto;
25.Varela Rubim;
26.Rito Raimundo;
27.#Sales Golias;
28.Ferreira Lopes;
29.Rola Pata;
30.Rodrigues Videira;
31.Salgado Martins;
32.Matos Alves;
33.Oliveira Freire;
34.Pereira Vicente;
35,Carvalho Bicho;
36.Pontes Fernandes;
37.#Manuel Monge;
38.Leão Repolho;
39.Santos Leite;
40.Almeida Martins (páraquedista);
41,Albano Pinela(paraquedista)
42.Terras Marques (páraquedista);
43.Lopes Saraiva;
44.Simões da Silva;
45.Anjos Costa;
46,Sousa Bernardes(páraquedista);
Tenentes:
47.Tenente Saldanha do Vale (tirocinante SAM);
48.Tenente Rui Moutinho (idem SAM).
49.Balula Cid (Cav)
50.Tenente Alfredo Assunção(idem Cav)
51.Santos Siva (Cav)
:::::::::::::…………
Grande parte deste militares estiveram no jantar (19h30( em causa do Comande Militar Brigadeiro Alberto Banazol (irmão do TC Luís A Banazol) e não de um chá das 17 como Jorge Golias refere algures (num seu livro).. com muitos pormenores e bastantes omissões .Este esteve ausente da discussão!!
Mais capitães podiam ter assinado mas encontravam-se bastante longe de Bissau. Manuel Duran Clemente.
===============
.......... Anexo no Livro do saudoso DINIZ DE ALMEIDA, "Inicio e Evolução do Movimento de Capitães" paginas 410 e 411. Edição de1978.

segunda-feira, 13 de março de 2023

“Ficheiros Secretos” um livro fraudulento LO

 

Luis Osorio ---“Ficheiros Secretos” um livro fraudulento. Como é fraude o seu autor...armado em intelectual...de trazer por esta casa!!!

************************************************+

Atirou-se ao mar e salvou-se com ajuda de pescadores. Chegou à praia. Meteu-se debaixo de sardinhas numa furgoneta de pescadores e fugiu de Peniche. Foi-me contado pessoalmente, a jantar em minha casa e os meus filhos e enteados ficaram "parvos de admiração". Nunca esqueceu ter dito a si próprio quando se lançou ao mar "Vamos lá Força Comunista". ....Grande antifascista. Saudoso A.DIAS LOURENÇO...nos contou ,em minha casa, num jantar de família com meus filhos e enteados ...em 1978... Estes imberbes falsos intelectuais,como LO ...bebem do sangue da nossa luta …MDC.

…………………………..

Luís Osório (L.O.) tinha 4 anos em 1974/75.E deve ter ouvido mal o seu querido pai que também amou...Este que descanse em paz.

O que Luís Osório escreve ,entre as páginas 147 e 150 ,deste seu livro,sobre Vasco Gonçalves, é duma baixeza vergonhosa. A começar pelo título (pág 147) insinuoso,de má fé e equívoco: "Vasco Gonçalves amou o mais fiel dos salazaristas".

Só vinte e cinco linhas depois do inicio deste inqualificável texto,de L.O., se fica a saber que Vasco Gonçalves amou o seu pai "um defensor radical do Estado Novo" segundo o jornalista e intelectual L.O. Tal terá sido confessado por V.G. a L.O. .

A prosa tem recortes "magníficos" sobre V.G., tais como,citando Luis Osório : …"após o 25 de abril nacionalizou, mandou prender, ameaçou partir os dentes à reação, promoveu campanhas de revolucionária alfabetização e tentou transformar Portugal num país comunista"." Um monstro ou um homem bem intencionado?"

Interroga o jornalista.Depois de visitar V.G. em sua casa,em 1999, L.O. terá ficado com a sensação de que era bem intencionado...A prosa continua como se L.O. descobrisse a pólvora ao ter conhecimento pelo próprio V.G. de que em miúdo seguia as pesadas do pai,grande jogador do SLB,etc.etc. e admirador de Gomes da Costa e da Ditadura,cujos desfiles aplaudia.

O pai teria falecido em 1965.Vasco Gonçalves confessou a L.O. o "crime",o amor que tinha pelo pai e como o afectou a separação dos pais,ainda ele Vasco com 10 anos.

Mas a baixeza,,ainda maior do texto, vem a seguir, quase no fim da pagina 148.

Ele V.G. e o irmão herdaram uma loja de câmbios. Então diz ufano L.O de V.G.."E, é já primeiro ministro durante o Verão Quente de 1975, protagoniza um ambicioso plano de nacionalizações que atinge as maiores empresas e toda a banca".

Depois de arrazoada verve psicanalítica L.O. chega à brilhante conclusão : V.G. decidiu "não nacionalizar as lojas de câmbios"...!!!

E lá continua L.O. destapando o seu bom senso e acabando por concluir e apelidar um homem bom e amigo do seu povo de um" monstro bem intencionado" a páginas 150 de um dos mais miseráveis e ficionados textos de fazer inveja ao lixo mais nojento da extrema direita.

Isto porque L.O. mente com todos os dentes ao ignorar que Vasco não foi o autor das nacionalizações,nem logo depois do 25 de Abril e muito menos no Verão Quente de 1975.

A frase "osorária" de "após o 25 de abril nacionalizou, mandou prender, ameaçou partir os dentes à reação, promoveu campanhas de revolucionária alfabetização e tentou transformar Portugal num país comunista" só pode ser escrita por um talvez "arrogante doente" que não viveu a ditadura,nem viveu os 500 dias esperançados do chamado PREC, nem se informou sobre o jogo das grandes potências da época e desconhece os 200 Decretos -Leis assinados por Vasco Gonçalves e que plasmam, na Constituição de 2 de Abril de 1976, as "Conquistas da Revolução." .

segunda-feira, 6 de março de 2023

COMO SE APANHAM ... MAIS DEPRESSA MENTIRAS... VLourenço seu livro

 COMO SE APANHAM ... MAIS DEPRESSA MENTIRAS...

================================
Na página 501 do seu Livro «Do Interior da Revolução» (Ed.2009) Vasco Lourenço afirma ter dito: (dias antes de 25 de Nov.75 na reunião do CR)
(...) " Otelo, sempre tenho sido leal contigo. Sempre te tenho informado do que vimos fazendo. Mas a lealdade tem dois sentidos. Da tua parte quebraste-a. Pois bem, se daqui a cinco minutos te vierem dizer que estou metido em qualquer coisa que tu não saibas, admite que possa ser verdade! (...)
....Ora é evidente que o mentiroso sou eu(MDC) e que o conceito de «lealdade» é diferente para quem o terá aprendido incorrectamente.
Grande lata e sobranceria!!!
MDC.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

JORGE GOLIAS ESTÁS DEMENTE. Não és o Golias da Academia Militar. Nem mesmo de Bissau.

 JORGE GOLIAS


ESTÁS DEMENTE.  Não és o Golias da Academia Militar. Nem mesmo de Bissau.
Terás razões??? Respeito-as.
Pois todos temos razões.

Em 1975/76   ....Não ficaste sem família e sem país...por acusações falsas vossas e de VL.

Ficar burro como estás? Se é verdade   ...   Entendo mal!   

Mas os superiores "engenheiros do Exercito" (como tu)  até se vangloriam por receber o material de Transmissões de Salgueiro Maia .
Mas a reunião dele e divulgação da sua revolta foi no meu BIG/Biblioteca...em Agosto/73 e levei-o assinar o nosso documento e tu sempre na sombra até ao 25 de Abril/74....em que deixaste de lado companheiros como eu (e JMB,JA,etc,) desde 31 de Julho de 1973; e vieste considerar - em livro cheio de omissões convenientes - que os revoltosos da Guiné foram só os que a 26 foram ao Comando Chefe.  Uma safadeza.   Como outras safadezas depois de C.Fabião chegar a Bissau. E depois fugiste da 5ª Div,EMGFA...com Gaspares e Barrosos---porque em Vila Real (donde nasceste)  os COMUNAS   ....trincavam criancinhas ao pequeno almoço e ,ao invés, os teus padres  bebiam jeropiga,,, nas vaginas Saborosas... das filhas, netas e todas as descendentes de Fernão Mendes Pinto...MAS QUE BOA MERDA DE ACOMODADOS militares Abrilistas como o teu heroi VL que me veio chatear...e na tua invejosa cegueira desde 1961....FUI EU...que me portei mal...  Sabes uma coisa ....???  Entre Setembro/73 e Abril de 1974 na Guiné....não fizeste "corno" pela conspiração...Mas no dia 26..Abr. Tu, o Folques, o Mensurado e o teu Garcia...é que tu vangloriaste de REVOLTOSOS.... na abencerragem do teu compendio narcisista sobre o MOCAP. Memória de que nunca quiseste festejar os seus 50 anos ...este ano.  Tu nem sequer foste ao jantar em casa do Comandante Brig. Banazol ...em Setembro/73.... onde o Otelo e eu  confrontámos o anfitrião de 30 capitães subscritores do nosso documento.  . Tu relativamente à gloriosa noite de  24/25 de Abril/74 nem sabes quem estava (eu e Paulino, Faia Correia, M.Fernandes )  na CHERET do QG/CTIG.. a receber noticias de Lisboa...Mas  no dia 26 já eras o GRANDE REVOLTOSO de Bissau e ergueste a heróis uns "militarzinhos" conservadores....  (isto nada tem a ver com os dignos revoltosos Matos Gomes, Sousa Pinto, Jorge Alves e os militares da Marinha e outros)....

Repara na tua arrogância e a forma como tiveste o displante de me acusar que promovi um almoço para me chatear com um saco de batatas!??      NÃO.... Acho que tu Jorge Golias é que deves ter ido para te revoltares com que quer a verdade e estás de bem com quem a tem vindo a subornar,


Que se passou ou passa pela tua preguiçosa e acomodada cabeça???

LAMENTÁVEL.     MDC   15.02.2023


----- Mensagem de duran.clemente@sapo.pt ---------
Data: Thu, 16 Feb 2023 17:04:14 +0000
Assunto: Re: VASCO LOURENÇO e a presunção.
Para: Jorge Golias <jorgegolias@sapo.pt>

Meu caro Jorge,

Eu não fiz nada para que tu me digas  "arrepia caminha e pacifica-te e... "... pacificar-me comigo? Francamente Jorge Golias e restantes amigos e camaradas ???!!!  Eu provoquei o "soba" VL ??? Ou ele não nos perdoa o MOCAP na Guiné? O nosso almoço entre nós não foi digno?As decisões tiveram a ver, comigo ou com alguém, ou foram do nosso pequeno colectivo de seis homens verticais e de ABRIL? Que se passa com os nossos setenta e tal anos ou oitenta? Vens com a tua (e não só ...)  aparante superioridade transmontana ... dar-me lições... Recebo-as sempre! E tu? E vós? Tu mesmo em Bissau arvoraste-te com ,apoio do Contreiras , (que transpirou aflito com Melo  Antunes e Pereira Pinto  E O^pereira pintoem apaziguador



----- Mensagem de Jorge Golias <jorgegolias@sapo.pt> ---------
Data: Thu, 19 Jan 2023 11:32:56 +0000
De: Jorge Golias <jorgegolias@sapo.pt>
Assunto: RE: VASCO LOURENÇO e a presunção.

Ainda bem que me deste conhecimento do email do Delgado da Fonseca porque partilho absolutamente a opinião e o conselho dele: Porque não vos calais? Les jeux son faits, e a hora é há muito de reconciliação e de partilha do caminho que resta em comum, porque temos muito de que nos orgulhar. TODOS. Independentemente dos erros que todos cometemos. O que se passou ontem foi horrível e doeu a todos os presentes. Ninguém mais está para assistir a cenas destas. Por isso em nome da amizade, que ainda penso que resta entre nós, te peço que arrepies caminho e te pacifiques contigo próprio e com todos nós.
É a condição sine qua non para percorremos em paz estes últimos anos.
Abraço amigo,
JG81



Enviado: 19 de janeiro de 2023 11:01
Assunto: Re: VASCO LOURENÇO e a presunção.

GRATO.
Mas sabes alguns de nós sofremos na pele e na vida por idiotices  de arrogantes como VL-
Nunca me calarei sob a capa duma sensatez e de memória que em nome de nada confiscarei.   Ao fim de 50 anos militares como o Vasco Lourenço continuam taralhoucos...etc (burros) e teimosos sem reconhecer os seus dislates.   
Cale-se quem quiser, Eu não
Forte Abraço.    MDC
~========================================================

----- Mensagem de António Delgado Fonseca <delgadofonseca@gmail.com> ---------
Data: Wed, 18 Jan 2023 22:24:53 +0000
De: António Delgado Fonseca <delgadofonseca@gmail.com>
Assunto: Re: VASCO LOURENÇO e a presunção.

Só te respondo a ti e não dou conhecimento aos outros do teu e-mail porque
serviria para espalhar mais mal pelas aldeias. Assim aqui vai:
50 anos depois o assunto já só me interessa porque há dois amigos que
transformaram uma ninharia da nossa Revolução Política e Social num
duelo de velhos e isso já me causa mal-estar pela imagem de velhice dos
"capitães de Abril.
Nunca suportei o facho do rei de Espanha, mas apetece-me ciar a boca que
ele atirou ao Fidel Castro: "porque não vos calais".
Nunca mais voltarei a falar do assunto e nem quero mais ouvir falar.



<duran.clemente@sapo.pt> escreveu no dia quarta, 18/01/2023 à(s) 20:49:

*TEXTO DE MDC no FB   *
*;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;*

*OS 50 NOS do MOCAP* .../Movimento de Capitães/Guiné.

Agosto1973.

...........................................

«Tenho muito mais medo da mentira do que duma cacetada» José Saramago.

«Não há machado que corte a raíz ao pensamento"(,,)Porque é livre como o
vento...» Carlos Oliveira,

............................................

Acusar militares de Abril de terem feito um golpe em 25 Nov. é ser-se
verdadeiro???

============

Assim foi hoje Vasco Lourenço(VL)...na Assoc. 25 Abril ...onde fui almoçar
com militares de Abril ...na Guiné Bissau /1973. Com Matos Gomes,Jorge
Golias,Marques Pinto, Jose Manuel Barroso,Nuno Nazareth... preparando um
evento sobre os 50 anos da nossa acção naquela antiga colónia.

Acusa-me de eu mentir a propósito das suas "revelações" (falsas suas ou de
quem ensandeceu e lhe contou bazófias ) sobre o 25 de Novembro.

É mentira VL. Confirmo o que já aqui escrevi há meses. É mentira.

Nem Jaime Serra nem Luís Pessoa (LP) deram ordem aos paraquedistas para
sair no 25 de Novembro. Tenha o LP num fase transtornada da sua vida dito o
que lhe apeteceu para "sua vã glória" competia a VL ,ser mais sério, para
acreditar em efabulações.

,,,,,
.Eu estive em Tancos nesse dia(alguns jornalistas comigo falaram) e assisti
ao plenário de esclarecimento deles. Saíram por terem sido despedidos um
mês antes pelo CEMFA. Está "contadinho" e "clarinho" nesse comunicado
transcrito no meu livro "Elementos para a compreensão de 25 de Novembro".
Este livro nunca esteve à venda na A25A. Claro!

Numa entrevista feita por Carlos Pinto Coelho ,na RTP,a mim/MDC e a VL há
muitos anos,nunca VL referiu o que agora - sem contraditório vivo -afirmou
à revista Expresso no passado 25 de Novembro.

O mentiroso sou eu! Declarou V.L. querendo agredir-me após o
almoço...apertando-me o pescoço...e gritando em plena sala de refeições !!!

Sempre julgou que quem grita fala verdade.

Freud explica. Ele -VL- interioriza mentiras.Sem querer. Deve propor a
minha expulsão de associado da A25A. Há muito que proponho a dele...de seu
Presidente...vitalício.

São assim os donos da democracia?! Desta confiscada democracia!!!

LAMENTÁVEL. Basta!!!

Acusam nos de lhe chamarmos mentirosos.

Mas gostam de mentir sobre quem sofreu calunias e ficou sem país e família.

As grandes mentiras são as de alguns de nós. Livros e obras sobre as
verdade do "golpe de Novembro" nunca estiveram à venda na A25A.

Mas as de mentiras e calunias e edições trapaceiras publicadas , sobre o
25 de Abril e sobre o 25 de Novembro, pela A25A...são o pão nosso de cada
dia.

Vai isto muito mal ...

VL julga que fisicamente tenho medo dele? A minha serenidade foi o meu
melhor escudo.

E já na Academia Militar lhe demonstrei a força física que a razão me dá
(nos dá) perante fraudes/aparências/devaneios
sectários/narcisistas...sobretudo de cidadãos de QI ...negativo!!!

Viva a verdade.Abaixo a manipulação.

A nossa acção na Guiné ficou sempre atravessada em certos convencidos.
Sempre me lembro da reacção posteriormente de Vasco Lourenço a querer
menorizar certa justiça e verdade dos revoltados na Guiné (vim falar com
ele em Fev/73 à sua BA na Trafaria...)

Do processo conspirativo de Bissau vierem, entre outros , Otelo S.C. e
Salgueiro Maia...e os apressados spínolistas M.Monge e Casanova Ferreira ...

==========================================

Escrevi isto há muito tempo.

Introdução dum texto meu publicado por PEZARAT CORREIA ,muito a contra
gosto de Vasco Lourenço,no referencial nº114 /Julho/2014.

**********

«A GUINÉ,O 25 de ABRIL e O RECONHECIMENTO DA SUA INDEPENDÊNCIA »

A ideia lançada de que a “revolta dos capitães” começou na #Guiné
não merece discussão. Têm tanta razão os que a defendem como os outros.

A revolta começou em cada um de nós, o espaço não foi temporal nem
fisicamente circunscrito a uma qualquer latitude, mas de facto a Guiné
marcou muito os militares e era ressonante o seu efeito como um vulcão de
conflitos e desafios.

Efectivamente na Guiné viviam-se tempos favoráveis à reflexão e ao debate.
De forma mais aberta ou mais reservada a contestação convivia com a
humidade e o calor tropicais. Seria injusto não reconhecer a quota parte
que se deve à personalidade do General Spínola na criação desse ambiente.
(...) »

***

"Introdução do meu texto , de 14 páginas, publicado no Referencial /A25A
,nº114 de Julho de 2014."

MDC.

****************************************************

Complemento ainda .

O que o sr Vasco Lourenço (VL) e o seu G9- 
não dizem ...é a verdade. Os mentirosos somos nós que fomos sabendo mais
que eles. Eles encurralados nos seus maníacos preconceitos, É que "esses
eles" andaram a instigar Morais Silva (nosso contemporâneo na Academia
Militar em 1961 ...) promovido a Chefe do Estado Maior da Força
Aérea/CEMFA, numa acção planeada com Eanes e Jaime Neves . PROVOCARAM e
levaram os Paraquedistas de Regimento de Tancos...a fazerem ,outra vez. "
#porcaria

como o tinham feito no 11 Março/75 e mais tarde no ataque ao RR/Out.75....
Sempre estiveram inquietos . E a contra-revolução sabia e a CIA também.É
preciso que se recue ao contexto da época. Hoje difícil de fazer perceber
aos mais novos. Morais Silva recebeu instruções para provocar os praças e
cabos paraquedistas (talvez com o sangue na guelra e pouco politizados) que
foram despedidos e colocados na rua.Eram chefes de família... muitos dos
cerca de 3.000 homens ...face a um vergonhoso despacho superior do CEMFA
que os deixa desamparados. Reagiram. A população apoiou-os. Como Vasco
Lourenço,os nove e outros sabiam que aconteceria. Serviria de pretexto para
acusarem de inventona o seu proclamado GOLPE DO PCP e dos "Gonçalvistas"
dignos militares de Abril. Tudo isto arquitectado por Frank Carlucci, Mário
Soares,Spinola,Melo Antunes e VL e Eanes (a quem Carlucci patrocinou um
curso da NATO,depois do 11 de Março/75...) tudo isto com a cobertura do
inteligente e sabichão Costa Gomes.

Eu nunca entrei em golpes. Apenas num e com honra bem sucedido. Apenas fui
esforçado activista para derrubar a ditadura do "Estado a que isto
chegou"/1974. Nunca quis outra ditadura como me acusam.E como acusam os
cerca de 100 militares que ficámos em Dezembro/75 sem futuro e umas dezenas
,de nós, sem Pátria e Família... O Sr Vasco Lourenço faria bem em ir para
casa e/ou para a sua "seita" .Curar-se da amnésia e da inveja (de quem sabe
ler e pensar) e deixar de ser fanfarrão...com os feitos ilustres de
camaradas seus. Eu e outros conspirámos muito mais tempo. Bastante mais
tempo. DEO GRACIAS... Cartago!!!  Manuel Duran Clemente    Lx 18Jan.2023







segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

MOCAP e ... Oportunismos Jorge Golias e etc.

 Jorge Golias

Eu não fiz nada para que tu me digas  "arrepia caminha e pacifica-te e... "... pacificar-me comigo? Francamente Jorge Golias e restantes amigos e camaradas ???!!!  Eu provoquei o "soba" VL ??? Ou ele não nos perdoa o MOCAP na Guiné? O nosso almoço entre nós não foi digno?As decisões tiveram a ver, comigo ou com alguém, ou foram do nosso pequeno colectivo de seis homens verticais e de ABRIL? Que se passa com os nossos setenta e tal anos ou oitenta? Vens com a tua (e não só ...)  aparante superioridade transmontana ... dar-me lições... Recebo-as sempre! E tu? E vós? Tu mesmo em Bissau arvoraste-te com ,apoio do Contreiras , (que transpirou aflito com Melo  Antunes e Pereira Pinto,este estava calma e concordante com a nossa razão)...tu um estranho apaziguador!   Percebi neste encontro os teus problemas de visão e de oportunismo.  Chateou-te a indepencência da Guiné??? ! Parece!   MDC




----- Mensagem de Jorge Golias <jorgegolias@sapo.pt> ---------
Data: Thu, 19 Jan 2023 11:32:56 +0000
De: Jorge Golias <jorgegolias@sapo.pt>
Assunto: RE: VASCO LOURENÇO e a presunção.

Ainda bem que me deste conhecimento do email do Delgado da Fonseca porque partilho absolutamente a opinião e o conselho dele: Porque não vos calais? Les jeux son faits, e a hora é há muito de reconciliação e de partilha do caminho que resta em comum, porque temos muito de que nos orgulhar. TODOS. Independentemente dos erros que todos cometemos. O que se passou ontem foi horrível e doeu a todos os presentes. Ninguém mais está para assistir a cenas destas. Por isso em nome da amizade, que ainda penso que resta entre nós, te peço que arrepies caminho e te pacifiques contigo próprio e com todos nós.
É a condição sine qua non para percorremos em paz estes últimos anos.
Abraço amigo,
JG81



Enviado: 19 de janeiro de 2023 11:01
Assunto: Re: VASCO LOURENÇO e a presunção.

GRATO.
Mas sabes alguns de nós sofremos na pele e na vida por idiotices  de arrogantes como VL-
Nunca me calarei sob a capa duma sensatez e de memória que em nome de nada confiscarei.   Ao fim de 50 anos militares como o Vasco Lourenço continuam taralhoucos...etc (burros) e teimosos sem reconhecer os seus dislates.   
Cale-se quem quiser, Eu não
Forte Abraço.    MDC
~========================================================

----- Mensagem de António Delgado Fonseca <delgadofonseca@gmail.com> ---------
Data: Wed, 18 Jan 2023 22:24:53 +0000
De: António Delgado Fonseca <delgadofonseca@gmail.com>
Assunto: Re: VASCO LOURENÇO e a presunção.

Só te respondo a ti e não dou conhecimento aos outros do teu e-mail porque
serviria para espalhar mais mal pelas aldeias. Assim aqui vai:
50 anos depois o assunto já só me interessa porque há dois amigos que
transformaram uma ninharia da nossa Revolução Política e Social num
duelo de velhos e isso já me causa mal-estar pela imagem de velhice dos
"capitães de Abril.
Nunca suportei o facho do rei de Espanha, mas apetece-me ciar a boca que
ele atirou ao Fidel Castro: "porque não vos calais".
Nunca mais voltarei a falar do assunto e nem quero mais ouvir falar.



<duran.clemente@sapo.pt> escreveu no dia quarta, 18/01/2023 à(s) 20:49:

*TEXTO DE MDC no FB   *
*;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;*

*OS 50 NOS do MOCAP* .../Movimento de Capitães/Guiné.

Agosto1973.

...........................................

sábado, 11 de fevereiro de 2023

TERRÁQUEOS

 Terráqueos

Há uns bichos esquisitos…e arrogantes nascidos num bugalho do Universo que resolveram ,com a jactância dos convencidos , catalogar-se de racionais…e de religiosos.
Primeira divisão conhecida :
a)-Nós …os racionais.
b)-Os cães ,lebres e caracóis …e lagostins, ameijoas e carapaus …os irracionais.
Estes outros…subdesenvolvidos! Coitados.
Pronto ou prontos!!!
…………………………..
Vamos desfilar todos…mas as lesmas e as sardinhas …não podem porque não pensam !!!
Estes , os irracionais, não descendentes do Adão, sem costelas deste e da Eva, com parras… …Dizem, são invertebrados.
Estão a vê-los desfilar nas avenidas ,com uma mochila sem terem costas???
Estão a ver ? Não …
Não podem ,nem desfilar nem existir, são comidos, às postas, (pelos arrogantes racionais... Nós) antes do criador nos comer inteiros...!!!
Porque alarvemente os comemos!? Acompanhados-não raras vezes- com o sumo de uva do Baco ou Dionísio.
Ora seremos nós tão sabichões…que todos os anos (ou meses ou dias) festejamos ter menos uns tempos de vida!?
Podíamos ter luto.
Acho bem . Festejamos ainda cá andarmos a renascer, a viver, a colher, a comer, a aprender e a “foder-nos” uns aos outros.!!! Boa.
Somos uns terráqueos …e cada vez mais gostamos da bolota… que nos alimentará…depois duma nova versão , racional e inteligente, da bomba atómica.
Porque não pedimos antes das desgraças ,nossas e alheias , parecer aos elefantes… ???
Ai… nós. E as raposas…e as focas???
Metemos tanta água!!! Sem saber nadar!!!
Aleluia!!!
-------------------------
Bons fins de semana. Até ao fim, onde encontraremos as nossas parceiras...lagartixas.
Onde ficaremos? Existem vários nichos.
Enquanto há vida poderemos
Ter na esperança essa outorga
Sermos os bichos ...de Miguel Torga!
Já o somos!!!
-------------------------
# Manuel #Duran # Clemente
Lx.10.02.2023.
Pode ser uma imagem de natureza e no lago
Todas as reações:
Tu, João Silveirinha, António Morais Sarmento e no 21 outras pessoas