quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

CHARAIS e mais aldrabices 15.12.2021

 

  • Ainda a teimosia reinante de alguns sobre o 25 de Novembro/75...o da nossa tristeza!!!
    ...........
    Desculpa, V.L. não são afirmações minhas sobre factos já desmontados e desmascarados??? A história, dalguns, continua a teimar ser contada a vosso favor.
    O Charais é disso prova,arrogante e provocador e mentiroso. Ele deve ter –te feito queixinhas,Vasco Lourenço, e desiludiu-me muito..
    Veio atacar na minha página falecidos militares dignos,mentindo e ofendendo-nos. Isso não te importa? Acho que sim.
    Somos os desertores,insubordinados ,etc,desligando,ele,realidades antigas do seu contexto e mostrando não ter feito reflexão cuidada em 46 anos... Eu sou frontal e desprezo quem se mantem na mesma, passados 46 anos ,sobre eventos bem complexos. Estes, como sabes ,não são simples mas são claros. Mesmo que tenhas a ideia de faltares,ainda, clarificar 90% ,sobre o assunto. Uma ideia tua antiga. É a tua ideia!!! Mais uma tua opinião do que a narração de factos diferentes dos que sabemos. Já o fizeste numa entrevista na RTP e comigo.
    É curioso nunca desmentirem o Comandante Gomes Mota "que poe o preto no branco" em 1976. Já estava ganho o que havia de ser ganho por uma facção militar e civil. E isso permitiu as distorções que vos consideraram bons rapazes. Nós é que dividimos e vocês nunca!!
    Que é que o programa do MFA e outros documentos que Charais me MANDA ler, têm a ver com o que se passou? Até com a nossa insubordinação! Tu ,nós e mais de duzentos não nos insubordinamos no 25 de Abril???Que falácia e parvoíce vir acusar de quem tinha outra linha de pensamento....termos sido insubordinados.Olha os regulamentos mandavam-me controlar a RTP em caso de insubordinação. Esta de quem?
    Calar e esquecer contextos,perder na secretaria o que tinha sido ganho no terreno. Agora a Revolução seria uma questão administrativa. É o papel de Morais e Silva, abençoado pelo MFA ,quando, arrogante e desumano, manda despedir milhares de praças (e não só) de paraquedistas,chefes de família.
    Não me venhas defender o Charais que só disse banalidades e maldades e com nenhum respeito pela verdade e por militares falecidos. E repito, mentindo com grande lata mas gravidade sobre exílios luxuosos. Luxuosos em Cuba e Russia Soviética. Não fomos exilados aí!!! Aldrabice maldosa. Nada bonito,...a menos que se tenha de pensar que tendo 90 anos pode dizer o que lhe apetece,charadas, .Pois na minha opinião diz um chorrilho de meias verdade rancorosas...
    Mas de facto,Vasco ,digas o que tiveres ainda para dizer (não chegou 46 anos?) ,no essencial o caso dos paraquedistas só vos deu azo e desculpa para vocês nos afastarem e prenderem. Se eu, o Varela Gomes e o Costa Martins nos entregássemos nada nos garantia que não fosse criado o cenário,”iam a fugir,pum”!!! Aliás esse cenário só não aconteceu porque na prisão, em Custóias, o Major Queiroz Azevedo percebeu a marosca,e gritou para todos, "não se mexam....isto é uma provocação e armadilha".
    Mas que juíz é o senhor Charais para vir a contrariar juizes que nunca nos consideraram "desertores"-como de facto não fomos. O que o leva às desrespeitosas acusações. Aprendeu com quem a difamar??? Não, enquanto viver ,direi o que é a verdade. Falsa virgens ofendidas,por favo,não..
    Ouve uma ocasião que o Conselho da Revolução aprovou uma lei absolutamente caricata : “São integrados os militares -expulsos- em consequência dos casos 11 de Março e 25 Novembro..Logo aqui se viu que esta lei só favorecia os revoltosos do 11 de Março. E porquê? Porque spinolistas como Charais e Eanes fabricaram uma lei vergonhosa Como os primeiros foram expulsos e os segundo não…sobre os ditos militares do 25 de Novembro, não tendo sido expulsos a Lei não se aplicava a estes. Eu próprio escrevi a Melo Antunes denunciado tal injustiça e diferença de tratamento, antes da Lei sair .Não foi ouvido o meu apelo.
    E já esta questão de serem considerados eventos iguais é uma anedota, Pois nada houve em 25 de Novembro que se comparasse ao 11 de Maço, este com ataque criminoso , tentativa de assalto ao RALIS e roubo de material aeronáutico.Mas Charais acha tudo o mesmo.
    Repito: Não, eu enquanto viver ,direi o que é a verdade. Falsa virgens ofendidas, por favor ,não..
    Vasco Lourenço sabes que, na tua, por vezes, teimosia , mais uma vez te colocas contra mim...porque tu julgas ter sempre a verdade.. Podes ter muitas vezes. Mas neste assunto nunca a tiveste. Não tiveste em quase 50 anos oportunidade de dizer a tua convicção(tua convicção) de 90%.Foram os comunistas, os gonçalvistas...que até com Otelo (e julgo contigo e M.Antunes) evitaram uma guerra civil. E o Jaime Neves (que queria matar mais)foi promovido a general e o Eanes conduzido, pelo obscurantismo e ignorância, a PR....???
    Foram os insubordinados que queriam outro percurso? Olha no que deu o 25 de Novembro!!!??? Tão surpreendente,a história enviesada, se não fosse,caricato???E tão pouco feliz para os portugueses mais desfavorecidos!? Abraço,sim de ABRIL..MDC.
    Pode ser uma imagem de flor e texto que diz "25 de Abril, sempre!"
    José Brás, Carlos Filhó e 7 outras pessoas
    1 partilha
    Gosto
    Comentar
    Partilhar


  • O autor não entendeu que a Revolução dos Cravos foi uma revolução planeada, dirigida, comandada e plenamente cumprida em 1976,com a aprovação da Constituição de 2
    1
    • Tristeza
    • Responder
    • 2 d
    • Autor
      Manuel Duran Clemente
      Franco Charais Acha mesmo isso meu general? Conhece-me mesmo mal...? Nunca fui de ideias fixas,mas de comportamentos coerentes com o que comecei a aprender com 15 ou 16 anos e já conhecia das minhas origens da Beira e da Galiza. Quem lhe segredou isso ao ouvido.??? Pergunte a Pinto Soares ( meu conterrâneo na Acad. Militar e da qual foi brilhantemente director em 1975) que lealmente nunca traiu V.Gonçalves e achou uma cedência vossa no triste documento dos 6+3. Felizmente no final de 1975 o texto da Constituição já estava finalizado e em fase de aperfeiçoamento. Sabemos os dois disso. E regozijamo-nos pelo dia 2 de Abril de 1976,pela Const. da Rep. aprovada. Abraço.MDC.🌺
      5
      • Gosto
      • Responder
      • 2 d
  • Franco Charais
    2. 1976. Os objectivos iniciais foram definidos no Programa do MFA. O MFA deu a missão a uma Comissão Coordenadora (CC) para fiscalizar o seu cumprimento. Esta CC transformou o Programa em Lei Constitucional e passou a desempenhar funções num Conselho de Estado com função de Assembleia Legislativa. A Lei 3/74 separava os poderes militar e executivo atribuíndo missões a cada um deles. A direção da Revolução competia ao Conselho de Estado e o cumprimento do Programa Do MFA continuou a ser uma obrigação da CC. Assim um primeiro-ministro nunca poderia chefiar um órgão militar. Para manter devidamente informados todos os militares a CC criou as Assembleias do MFA e para as informar um órgão informal conhecido por Assembleia dos 20 que presidia à Assembleia do MFA. Os acontecimentos de 11 de Março levaram à transformação do CE no Conselho da Revolução e tornadas Constitucionais as Assembleias do MFA. Não são alteradas as competências atribuídas aos poderes militar e executivo. Assim os representantes das CC, incluidos no Conselho da Revolução tem que fiscalizar o cumprimento do Programa e o Governo Provisório a cumprir a Lei 3/74 e o Dec Lei 203/74 que regulam as suas missões. Todas as decisões do Primeiro-ministro tem que ser referendadas pelos seus ministros e as que tem que serem Leis ou Dec.lei tem que ser aceites e referendadas pelo CE Presidente da República (PR). No Quarto GP os partidos PS e PPD abandonam o governo e o PR não dispondo de alternativa resolve voltar a indicar Vasco Gonçalves para a constituição de um governo de passagem. O primeiro-ministro constitui um governo que rompe com a tradição de ministros sem pasta representativos dos partidos MDP, PCP, PS e PPD, formando o 5GP sem os dois últimos partidos. Considerando-o inconstitucional e, principalmente, causador de graves fracturas na população do país, um grupo de militares representativos das primeira, segunda e anteriores CCs e da CC de Angola opõem-se a continuação do 5GP. O assunto irá ser levado a Assembleia do MFA que concordou com a decisao dos representantes das diversas CC. Excluido tambem da possibilidade de ser CEMGFA, Vasco Gonçalves, com toda a dignidade aceitou estas decisões emanadas dos órgãos que dirigiam e cmandavam a Revolução dos Cravos
    1
    • Tristeza
    • Responder
    • 2 d
    • Autor
      Manuel Duran Clemente
      Franco Charais Mas meu general...ainda julga que a revolução foi um acto administrativo em que se perdia na secretaria e nas cedências a Spinola, no dia 25 de Abril ,antes de ele se dirigir â RTP...naquela imagem desfocada duma dita Junta de Salvação N… 
      Ver mais
      9
      • Gosto
      • Responder
      • 2 d
  • Vicente Carlos Flor Batalha
    "Olhe que não, olhe que não", meu General. Com toda a consideração, não poderei deixar de dizer-lhe: a realidade mostra à evidência que se errou no caminho que julgou ser "o melhor". Não foi, infelizmente. Outros tiveram razão antes do tempo, muito à frente do seu tempo... Vasco Gonçalves estava e esteve lá, nunca o esqueceremos!
    5
    • Adoro
    • Responder
    • 2 d
    • Luís Maria Gottschalk
      "O melhor" é o que temos hoje. Podem limpar as mãos à parede! Porém, este tipo de disputa só o torna ainda pior.
      1
      • Gosto
      • Responder
      • 16 h
  • José Laurentino Fernandes
    Grande amigo do Nosso Povo, e foi sem duvida o Melhor 1º Ministro da nossa História. Eu fui a VIANA DO CASTELO, no dia 27/11/2021, ouvir os amigos do General Vasco, e como disse o sr. General Pizarat Correia, mesmo quando descordava-mos, era sempre a mesma pessoa, honesta e simples.
    3
    • Adoro
    • Responder
    • 2 d
    • Editado
    A opção selecionada é Mais relevantes e algumas respostas podem ter sido filtradas.
    • Autor
      Manuel Duran Clemente
      Pezarat Correia!!! Que infelizmente...concordou com o documento dos nove q afastou Vasco Gonçalves. Mas hoje (e há já alguns anos) Pezarat está muito diferente...evoluiu mesmo muito e sempre foi tb uma capitão de Abril coerente.Ainda bem.
      6
      • Gosto
      • Responder
      • 2 d
    Ver mais 1 resposta
  • Jose Monteiro
    Li e guardei num dos blogs! Do conjunto, brilhante todo, copiei por me parecer ter a ver com o que ontem foi tratado, nomeadamente sobre sectarismos, que os há e haverá sempre, um pouco à maneira da rivalidade dos grandes do futebol! Um ex-vizinho, que construiu um museu do seu SCP, dizia, ufano, que não era fã era fanático! Do texto de homenagem ao imenso Vasco Gonçalves, colhi este pequeno parágrafo:
    "A partir das eleições, de 25 de Abril de 1975, o PS inicia acções e um comportamento nada conducente com o seu ideário socialista e promessas eleitorais, fomenta divisões entre sindicatos e trabalhadores e salienta-se como um dos principais aliados das forças contra-revolucionárias. O capital e os inimigos da revolução (sobretudo os que perderam privilégios) montam centrais de intriga, de intoxicação e de inquietação junto das populações. Faz-se crer que Vasco Gonçalves e o Partido Comunista (PCP) “são uma e a mesma coisa” e que pretendem controlar tudo. O anticomunismo primário sai à rua. Alarmam-se pessoas, sobretudo as menos esclarecidas com fantasmas e preconceitos."
    O anticomunismo saiu à rua, mas não saiu por acaso! Saiu e com vários fomentadores! Em Leiria foi a seguir a uma procissão, dizia que contra o aborto e a procissão passou por todos os locais onde os distúrbios ocorreram!
    E noutros pontos do país foi semelhante, com seus comandos bem definidos, esses sim, anticomunistas e interessados!
    Mas não nos percamos, passados que são 46 anos!
    Pode ser uma imagem de flor e texto
    2
    • Gosto
    • Responder
    • 2 d
  • Daily Duncan Vol. 1 Great, man holding sign that says "10" sticker
    1
    • Gosto
    • Responder
    • 2 d
  • Daily Duncan Vol. 1 Great, man holding sign that says "10" sticker
    1
    • Gosto
    • Responder
    • 2 d
  • Luís Louzã Henriques
    Grande Homem. De uma Nobreza de Carácter incrível! Destes já não há.
    1
    • Adoro
    • Responder
    • 1 d
  • Nuno Barreiros Duarte
    Grande homem. Pouco depois de ter saido do governo estive com ele num almoço no Valado dos Frades Nazaré. Era para além do mais uma infinita força viva da natureza!...
    1
    • Gosto
    • Responder
    • 1 d
  • Franco Charais
    Traição, fuzilamento , palavras que acompanham projectos de poder pessoal ou de grupos. Quem traiu quem ? As Comissões Coordenadoras? O Grupo dos 9 que receberam do MFA a missão de cumprir e fazer cumprir o Programa do MFA e leis revolucionarias constitucionais? Contra qualquer apetite de projectos pessoais? Que existiram profusão? Por parte de militares e de todos os partidos políticos? As CCs cumprindo a sua missão opuzeram-se a todos eles, não admitindo excepções
    Obrigando todos os partidos aconcentrarem-se na sua missão constitucional de escreverem e aprovar a nova Constituição e prendendo todos,militares e civis que se opuseram, não fusilando e até não lhe deduzindo acusações para não prejudicar o seu futuro. O que lhe iria acontecer se não tivesse desertado. O MFA não cometeu erros. Comemorou com os partidos a mais avançada Constituição do mundo.O que se passa hoje é culpa dos partidos e do povo que se deixa dividir e não cumpre a sua obrigação de exigir ser bem governado.
    2
    • Gosto
    • Responder
    • 1 d
    • Autor
      Manuel Duran Clemente
      Tadinho tu Charais!!!! Estás cada vez mais desmemoriado...Percebe-se? Ignorância crassa. A EPAM era obrigada a tomar a RTP em caso de convulsão publica,esta, arregimentada por ti e outros,que nada tem a ver contigo ,como infelizmente hoje percebo. Não tens a inteligência politica e "savoir faire" de Vasco Lourenço, Pezarat Correia,Costa Neves ou Pinto Soares ou Sousa Castro. Tu hoje, para mim,lamento, és um "bluff" ...que pena . Mais um, a cair do pedestal, e deves estar cheio de remorsos por este "malandro,insubordinado" , como todos os capitães de Abril a quem oportunisticamente aderiste... distraído só nesse dia. Fomos felizmente para Portugal e para o mundo "insubordinados pela Liberdade". Tu hoje, és ,pelo que aqui tens vomitado,um idiota com problemas de idade e de má consciência... Ofendes o teu camarada,falecido ( como tens feito,com outros), o então Major SAM Queirós Azevedo, num plano urdido pelos contrarrevolucionários , como tu, ao ordenarem para os oficiais conservadores saírem das unidades e, o Azevedo(militar integro) e eu, ficássemos comandantes, como mais antigos...feito para nos responsabilizar perante o Golpe dos Coronéis, trupe (sei agora) a que pertencias ,meu sacana de .....! Vai dar uma volta e deixa de me/nos chatear com a tua prosápia e ignorância e soberba. Filhos duma real condensa:--- Tu é que cavaste,do grupo dos inteligentes, e não foi só por boatos que não vos demos a alegria de ser presos por delito de opinião. Não sabes disso,por que afinal és hoje ,ao fim de 46 anos,um grande burro não amestrado. Dá outra volta se ainda caminhas fisicamente. Pela cabeça não andas um metro. SORRY, meu General. Abraço de pena!!!! MDC.😎😎😎.
      1
      • Gosto
      • Responder
      • 2 h
      • Editado
    • Autor
      Manuel Duran Clemente
      Franco Charais Volto a tratar-te por tu...? Deixas? Para te dizer verdades meu caro Franco Charais. Sabes tens toda a razão! Respeito a tua opinião. Porque sou teu amigo.E se fossemos fazer, em pinturas, uma colectiva. Eu gosto do " lápis e da tinta da china" alinhas!!!?????Aluga o pavilhão de Portimão e a nossa amiga Arvelos, como gerente de eventos . Há mais tempo que tu dei para este filme...surrealista...vou convidar o meu amigo Almodovar. Conheci-o em Madrid nas Huertas...Grande abraço Franco e abraço franco. Não sou de ressentimentos nem de parvoíces,como estás farto de saber!!!!! MDC.🌺🌺🌺
      • Gosto
      • Responder
      • 1 d
    • Franco Charais
      Manuel Duran Clemente Nao há qualquer possibilidade de acordos com quem persiste em enxovalhar os militares indigitados ou eleitos para o órgão de comando e direcção Conselho da Revolução que amnistiaram os crimes de insubordinação militar , insubordinação revolucionaria, deserção cometidos por si e outros militares em 11 de Março e25 de Novembro e que criaram condições para que todos os militares do MFA terminassem as suas carreiras militares no posto de coronel
      • Gosto
      • Responder
      • 8 h
    • Autor
      Manuel Duran Clemente
      Franco Charais Estás muito ressentido e a ver a história como queres...Insubordinação por termos ideias diferentes? Deserção por nos quererem matar? Olha isso era do tempo que nos levou "tempo de mais" a liquidar... Tens razão não há acordos com inflexíveis ressentidos e com a arrogância...a que 46 anos deviam ter dado outra consciência e sentimento.Lamentáveis comparações,entre eventos e datas,lamentáveis acusações de justiceiros de caserna.Fazes parte de um pequeno (muito pequeno) residual de militares opacificados.Aliás nem capitão de Abril foste. Devias clarificar...!!!Paz.😎😎😎
      Pode ser uma imagem de flor
      • Gosto
      • Responder
      • 8 h
      • Editado
    • Franco Charais
      Tadinho...
      Grande comandante da EPAM que ccavou, abandonando os seus subordinados com que ocupou indevidamente a TV , só com o boato de que os comandos o iam matar. Valoroso militar de Abril que só tinha como certeza que iria ser preso
      E será que o seu enorme ego contrarevolucio lhe permitirá interrogar-se sobre o que estará a fazer o membro do CR Franco Charais, eleito pelos capitães de Abril que no seu fraco enteder não é um capitão de Abril ladeado pelo Primeiro ministro Vasco Gonçalves e pelo ministro dos negócios estrangeiros Melo Antunes publicado neste post por uma das suas amigas?
      • Gosto
      • Responder
      • 5 h
  • Inacia Moises
    Grande ser humano, amigo do povo! Não o esqueceremos.
    • Gosto
    • Responder
    • 1 d
  • Antonio Vieira
    Tive o gosto de o conhecer na D.A.E , muito boa pessoa...
    1
    • Gosto
    • Responder
    • 2 d
Escreve um comentário…
13 de dezembro às 12:04 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
De 11.Nov.2014 (há sete anos).
DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS para a minha página do Face Book
Eu, Manuel Duran Clemente, coloco no fim desta declaração um pouco do meu currículo sobre o meu comportamento e procedimentos considerados revolucionários em prol da Revolução Portuguesa e da consequente libertação do povo português há mais de 40 anos.…
Ver mais
Pode ser uma imagem de flor
Victor Rosa, Manuel Filipe e 32 outras pessoas
3 comentários
Gosto
Comentar
Partilhar

Sem comentários:

Enviar um comentário