- JoséManuel Pedroso da SilvaNenhuma guerra pode ser feita pelos caminhos do bem; por isso elas existem quando a diplomacia acaba. Por outras palavras. Um dos lados pode fazer a guerra porque entende ser justo afastar o opressor .Este porque entende- -a meu ver mal- - que deve continuar a opressão. Não havendo capacidade diplomática que evite a litigância torna-se inevitável que haja guerra. Mas as guerras têm ou devem ter graus comportamentais , não em ordem ao bem ou ao mal, mas em ordem aos valores que dignifiquem a humanidade e a civilização. Até por isso há tribunais de guerra que já julgaram crimes hediondos. Perante crimes de guerra ficar-se em jogos de equilíbrio e com retóricas barreiras de fumo ,como professam alguns, pode ser sensato, mas não é sério. Abraço.
- RESPOSTA1
- Eu tenho na minha página o massacre dos militares "No chão Manjaco"/Guiné feito por criminosos do PAIGC. Uma chacina cruel. Também tenho as declarações criminosas de M.da Mata. Quanto a mim os Heróis defenderam-se e defenderam os seus companheiros e as populações está certo. Foram obrigados a isso pelo Salazarismo.Ou sejam 99% dos combatentes..Mas crimes....respondo a seguir...
- Nenhuma guerra pode ser feita pelos caminhos do bem; por isso elas existem quando a diplomacia acaba. Por outras palavras. Um dos lados pode fazer a guerra porque entende ser justo afastar o opressor .Este porque entende- -a meu ver mal- - que deve continuar a opressão. Não havendo capacidade diplomática que evite a litigância torna-se inevitável que haja guerra. Mas as guerras têm ou devem ter graus comportamentais , não em ordem ao bem ou ao mal, mas em ordem aos valores que dignifiquem a humanidade e a civilização. Até por isso há tribunais de guerra que já julgaram crimes hediondos. Perante crimes de guerra ficar-se em jogos de equilíbrio e com retóricas barreiras de fumo ,como professam alguns, pode ser sensato, mas não é sério. Abraço.
Sem comentários:
Enviar um comentário